Os principais itens de segurança de um carro

Hoje em dia um dos fatores mais decisivos que influenciam, e muito, na hora da aquisição de um modelo de automóvel, é sem sombra de dúvidas a segurança que este modelo oferece ao motorista e aos passageiros. Por isso, é bom sempre estar atento a regulamentação e ao bom funcionamento de um veículo, assim como ter noção dos principais itens de segurança de um carro.

Isso porque a segurança é uma das teclas que mais vêm sendo apertadas pelas grandes montadoras de automóveis nos últimos anos, as quais desejam transmitir não só conforto e qualidade, como também bem estar ao motorista. Sendo assim, é sempre bom ter uma certa noção de quais equipamentos do seu carro podem acabar salvando a sua vida em algumas situações, buscando sempre mantê-los com a melhor qualidade possível.

Cintos de segurança

Ao pensar na palavra segurança, juntamente com a palavra carro, a primeira coisa que costuma nos vir à cabeça é com certeza o cinto de segurança – aquele que pode salvar a nossa vida em muitas das situações. Este item básico tem como principal objetivo assegurar a segurança não somente do motorista como também de todos os passageiros, sendo indispensável o seu uso em qualquer situação.

Luzes

Para quem está dirigindo à noite, ou até mesmo de dia, seja em uma estrada de chão isolada ou em uma rodovia muito agitada, as luzes de um carro são indispensáveis. Setas, luz de ré, lanternas de freio e faróis devem sempre estar funcionando corretamente para ajudar a evitar maiores transtornos dentro do trânsito – garantindo a segurança de todos os presentes.

Pneus

Os pneus são sem sombra de dúvidas um dos itens mais importantes para que a segurança do motorista e dos passageiros estejam asseguradas na hora de uma boa viagem. Isso porque este é o componente de um carro que simplesmente coloca o veículo em contato com o solo, e por isso devem estar sempre muito bem calibrados e com uma qualidade de aderência e funcionamento ideal.

Vale ressaltar que, quando os sulcos dos pneus chegarem a uma profundidade inferior a 1,66mm, significa que está na hora de trocar o jogo de pneus, já que com essa medida o seu pneu pode até mesmo se romper enquanto estiver em movimento.

Dentre os tipos de pneus, vale ressaltar um modelo que vem ganhando cada vez mais espaço e adeptos com o passar do tempo: os pneus sustentáveis. Também conhecidos como pneus verdes, este tipo de componente utiliza de óleo de laranja para a fabricação de sua borracha e, por isso, acaba agredindo muito menos o meio ambiente – tudo isso, sem perder a qualidade de desempenho e o bom funcionamento.

Airbag

Já faz um bom tempo que os carros já saem de fábrica obrigatoriamente com a presença de Airbags, tanto para o lado do motorista, quanto do passageiro. Este importante componente de segurança de um veículo é acionado quando ele acaba sofrendo um impacto, acionando estas “bolsas de ar” que ajudam o motorista e o passageiro a não se machucarem, amenizando o impacto para aqueles que estão dentro do carro.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta