PF deflagra operação e desmonta quadrilha de carvão

Grupo usava documentos falsos para comercializar carvão na região. A extração da madeira era feita ilegalmente

·
Atualizado há 11 anos

A Polícia Federal e o escritório local do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) deflagraram na manhã de ontem, em União da Vitória e Cruz Machado, a operação Santa Clara.

O objetivo foi proteger as matas nativas da região que estão servindo para extração de madeira e comércio ilegal de carvão. Durante a ação 20 agentes do Ibama e 40 policiais federais cumpriram mandados judiciais, dez deles para depoimentos, e cinco mandados de busca e apreensão.

As investigações mostraram que as árvores eram arrancadas da mata nativa da região de União da Vitória e transformadas em carvão. Os suspeitos burlavam as fiscalizações com a confecção de documentos falsos, simulando a origem do carvão como se o produto fosse proveniente do Paraguai.

Durante as investigações foram apreendidos diversos documentos falsos, além de caminhões e toneladas de carvão.

Conforme Arty Coelho, coordenador do Ibama no município, um homem foi preso por porte ilegal de arma, mas ainda na delegacia pagou fiança e foi liberado. O suspeito estava em um barracão industrial da cidade.

No entanto os números exatos de valores das operações e carvão apreendidos ainda não foram divulgados. A previsão é de que os dados sejam liberados na segunda-feira, 15.

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!