PM de Porto União fiscaliza casas enquanto moradores saem de férias

Programa institucional funciona com mais intensidade entre as férias de dezembro a fevereiro. Em União da Vitória polícia trabalha com Módulo Móvel

·
Atualizado há 8 anos

Para quem está programando sair de férias e está preocupado com a segurança de casa, a Polícia Militar de Santa Catarina já colocou à disposição um programa de segurança institucional. O Férias Seguras funciona assim: o morador do lado catarinense vai até o Batalhão da Polícia Militar e faz um pedido para rondas preventivas em sua casa. A pessoa deve preencher um formulário, informar o endereço, quando irá sair de casa e a data de retorno. “As rondas são feitas algumas vezes ao dia e nós apostamos na eficiência do nosso trabalho preventivo para que não ocorra nenhum dado ao patrimônio”, comenta o Tenente Banzi, da PM de Porto União. Ainda segundo ele as rondas podem passar do portão para dentro, caso o morador permita a entrada da Polícia.

A PM também orienta para alguns detalhes que podem fazer toda a diferença na segurança de casa. “A população deve evitar deixar luz acesa dentro de casa o tempo inteiro. Se essa luz pode identificar que à noite, em tese, a casa está habitada, durante o dia ela pode denunciar que não há ninguém”, pontua Banzi. Outra forma prática de apagar e acender as luzes automaticamente é com um sensor. Ele é bastante utilizado em postes de iluminação pública e pode ser instalado por eletricistas direto na rede da residência. Mas, para quem não quer gastar dinheiro a responsabilidade é repassada para parentes, amigos ou vizinhos. Esse pessoal também pode auxiliar em outro detalhe. “Sempre que for sair viajar avise os vizinhos ou alguém conhecido. Peça para eles que recolham revistas, jornais e contas, porque se for acumulado, essas correspondências podem denunciar que não há ninguém em casa. ”

A grama também deve ficar aparadinha, caso o morador fique muito tempo fora da residência. “Peça para alguém cortar ou aparar o jardim. Aqui, por conta do tempo, a grama cresce muito rápido”, alerta Banzi.

Em União da Vitória não existe modelo de monitoramento parecido, no entanto, a rondas e segurança preventiva contam com um reforço nesta época do ano. Um módulo móvel, como se fosse um posto policial, fica nos bairros e ajuda no patrulhamento com outras viaturas. Nele também podem ser registrados boletins de ocorrência.

Em nota a 2ª CIPM de União da Vitória reforçou que o Módulo Móvel atua de forma preventiva e ostensiva. “O Módulo Móvel funciona como um Posto Policial móvel, com objetivo de descentralizar o atendimento e aproximar ainda mais a comunidade e a PM. O módulo disponibiliza policiais para atendimento no micro-ônibus e a equipe de motos que intensifica o patrulhamento nas regiões. Os PMs conversam com a população e comerciantes, afim de identificar quaisquer movimentações estranhas nos bairros e imediações”, diz parte da nota.

Mais cuidados, menos dor de cabeça

* Não divulgue a todos que irá viajar, (o mesmo vale para as redes sociais), procure apenas vizinhos de sua confiança no bairro e comunique a data de saída e retorno. Peça para que eles prestem atenção à movimentação em frente e próxima a residência; caso perceba a movimentação de pessoas desconhecidas ou veículo em atitude suspeita, a orientação é o acionamento da Polícia Militar, pelo telefone 190, para averiguação.

* Quando for o caso de trancar seu portão com correntes, utilize corrente grossa e cadeado resistente, porém, deixe a corrente frouxa, para dificultar o efeito alavanca provocado pelo famoso pé de cabra.

* Não guarde jóias, dinheiro e documentos importantes em casa, opte por cofres no banco. Evite deixar expostos, sobre mesas ou móveis, aparelhos eletrônicos como; câmeras fotográficas, celulares, notebooks, tablets, entre outros. Escolha um local apropriado e discreto para guardá-los. Pois, pesquisas comprovam que autores de ilícitos furtam objetos que estão mais facilmente visíveis, pois almejam sair rápido do local do crime.

* Não se esqueça de fechar bem portas, janelas, e também retirar todos os plugues de aparelhos elétricos das tomadas, desligue a campainha para não acusar sua ausência. Fechar o gás e o registro de água também podem evitar dores de cabeça.

Se possível:

* Programe seu telefone fixo para o modo “siga-me”, assim qualquer ligação para sua residência será transferida automaticamente para o número telefônico que você indicar.

* Alarme residencial, também é uma boa opção, entre as várias opções disponíveis no mercado, existem as que além de disparar sirenes ao identificar uma invasão, enviam um sinal de sinistro a empresa de segurança, a qual acionará a polícia.

* Câmeras de segurança, sempre provocam efeito inibitório e desestimulam a ação de bandidos. As imagens devem ser gravadas digitalmente. Se ligadas à internet poderão ser monitoradas à distância pelos familiares.

 

Fonte: Polícia Militar do Paraná