PM de União da Vitória fala sobre acidentes de trânsito

PM recebeu novos bafômetros e treinamento do Detran do Paraná

·
Atualizado há 7 anos

taborda
Comandante usa rede social para falar de acidentes de trânsito

Os acidentes de trânsito no perímetro urbano de União da Vitória têm se multiplicado. Em Porto União eles são registrados em menor número do que em União da Vitória. Na cidade catarinense, apesar de algumas reclamações, as “blitz” de trânsito são frequentes e objetivam dificultar a vida de quem não tem Carteira Nacional de Habilitação, ou conduz com documentos irregulares e principalmente para coibir a combinação perigosa álcool e direção.

Em União da Vitória a Polícia Militar está muito inserida no combate e prevenção ao tráfico de drogas, policiamento escolar e repressão à violência, roubos e furtos. E tem sido bem sucedida. Mas como o assunto é trânsito, 27ª BPM. A questão foi comentada pelo Major Renato Taborda, que abordou com propriedade a ação, a pedido da reportagem de O Comércio.

Segundo o comandante, além das viaturas de áreas que fazem o policiamento preventivo, são realizadas abordagens a pessoas e veículos. Em caso constatado no condutor alterações, se aplica o exame do bafômetro, em todos acidentes os condutores são submetidos ao teste do bafômetro. “Até o policial condutor de viatura é submetido quando se envolve em sinistro”, explica Taborda.

O comandante disse ainda que foi implantado o plantão de acidente de trânsito, que além de atender aos acidentes, faz o policiamento preventivo de trânsito, bem como blitz, e que em todas as cidades são abordagens diariamente. Taborda prometeu apresentar mensalmente as estatísticas do 27º BPM. “Hoje [ontem] tivemos a capacitação de policiais na Ciretran quanto a utilização dos novos bafômetros modernos, oriundos do Detran, explicou.

Em relação aos acidentes atendidos, Taborda afirma que a maioria dos condutores não estavam embriagados, mas que a PM está intensificando o policiamento e a prevenção. Consciente da importância do envolvimento da comunidade, o oficial diz que a PM conta com as denúncias a respeito de pessoas que conduzem veículos de forma irregular.

Mudanças na política de trânsito

A constatação dos números exagerados de acidentes de trânsito foi levantado por O Comércio, para suscitar o debate para a mudança nas políticas de trânsito de União da Vitória. A prevenção por meio da educação nas escolas, a necessidade de mudanças nos pontos onde acontecem acidentes com mais frequência e a melhoria nas condições de sinalização, foram alguns dos pontos levantados.

Mesmo com toda a atenção policial, é preciso mais bom senso de condutores e pedestres, a observação das regras de trânsito e o debate sobre venda e consumo de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência, particularmente em postos de combustíveis, são alguns pontos que podem ser debatidos entre sociedade e o poder público para minimizar a ocorrência tão freqüente de acidentes de trânsito dentro do perímetro urbano de União da Vitória.