Policia Ambiental de Porto União encontra serraria clandestina

Durante patrulhamento rural a Policia Ambiental de Porto União localizou uma serraria móvel na localidade de Rio dos Pardos, em Santa Cruz do Timbó, interior de Porto União. Além de estar em pleno funcionamento, os policiais encontram uma área de 1,2 hectares de mata nativa destruída. O patrulhamento faz parte da Operação Verão 2019/2020.

Durante o flagrante, a equipe encontrou várias tábuas de Pinheiro Araucária – espécie em extinção, além de uma serraria móvel artesanal, que era alimentada por um motor a diesel e uma motosserra.

Na residência os policias localizaram escondidos mulheres e crianças que contaram que o proprietário ao avistar a PM fugiu, pois sabia que o negócio era ilícito.

Foram apreendidos, duas toras de Pinheiro Araucária (uma com 0,33 m³ e outra com 0,24 m³), 80 tábuas de Pinheiro Araucária, totalizando 1,27 m³, um trator sobre rodas marca Valmet modelo 85,  uma motosserra marca Stihl e uma serraria móvel de fabricação artesanal.

Lembrando que a supressão de vegetação nativa oriunda de áreas de Mata Atlântica  é crime ambiental nos termos do artigo 38-A da Lei 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, com pena de detenção de um) a três anos, ou multa.

0 COMENTÁRIOS