Polícia Militar dá dicas de segurança para quem viaja durante as férias

·
Atualizado há 10 anos

Em dezembro e janeiro, época de férias e temporada de verão, muitos brasileiros saem de viagem. Porém na correria para sair da cidade, reservar hotéis e montar um roteiro turístico, alguns esquecem de um elemento principal, a segurança.

E para dar mais tranquilidade as famílias que saem de férias e deixam suas casas sozinhas, a Polícia Militar de União da Vitória dá algumas dicas de segurança para prevenir assaltos.

Fique atento! 

  1. Não comente sua viagem perto de pessoas estranhas;
  2. Comunique sua ausência a um vizinho de confiança. Telefone para ele para saber se está tudo bem;
  3. Em ausência prolongada, peça a um parente para visitar sua casa. Isso demonstra a presença de pessoas (abrindo janelas, regando jardins, entrando com carro na garagem, etc.);
  4. Suspenda a entrega de jornais e peça para um vizinho recolher a correspondência;
  5. Não deixe jóias ou dinheiro dentro de casa, mesmo que seja em cofre. Utilize o cofre de bancos;
  6. Não deixe luzes acesas, pois durante o dia significam ausência de pessoas;
  7. No caso de residências com jardim na frente, contrate alguém para mantê-lo limpo, evitando o aspecto de abandono;
  8. Só deixe a chave com pessoas de absoluta confiança;
  9. Evite colocar cadeados do lado externo do portão. Isso poderá denunciar a saída dos moradores.
  10. Desligue a campainha. Assim, você deixa em dúvida quem usá-la apenas para verificar se você está em casa;
  11. Feche as portas e janelas com trincos e trancas;
  12. Reforce a porta da frente com fechaduras auxiliares.

Já em Porto União a Polícia Militar está atuando com a Operação Férias Seguras. A PM não soube informar o número de cadastros, mas garante que a operação Férias Seguras segue até o final de fevereiro. O serviço é gratuito e está disponível para quem vai viajar e precisa deixar seu imóvel sozinho.

Os militares, com o roteiro de cadastro em mãos, fazem rondas nos endereços e garantem segurança para quem está temporariamente longe de casa. “É feito as rondas e se tiver alguma alteração, a pessoa é avisada”, explica o soldado Júlio César de Freitas.

O cadastro pode ser feito por telefone, por meio do 190, ou pessoalmente no quartel da PM, no Bairro São Pedro. Basta deixar o nome, endereço, local da viagem, telefone para contato, data de ida e volta. “É bom deixar também o telefone de alguém de confiança que vai ficar na cidade e informar no cadastro se alguém vai ficar em casa durante o período de férias”, lembra o soldado.

Como orientação, de modo geral, a PM sugere cuidado. Entra na lista o pedido para que um vizinho ou familiar observe a residência, o recolhimento de jornais e correspondências e a não exposição de bens. É o que ocorre, eventualmente, nas garagens abertas. “Máquina de lavar, bicicleta, motos expostas, acabam chamando a atenção”, explica Júlio César.