Prefeito recebe comandante do 2º Grupamento de Bombeiros para discutir FUNREBOM

·
Atualizado há 9 anos

bombeiros-uniaodavitoria-encontro
(Foto: Assessoria).

Nesta quinta-feira, 12, no gabinete da Prefeitura, o prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, se reuniu com o comandante do 2º Grupamento de Bombeiros – Ponta Grossa, Tenente Coronel QOBM Wilson José Schirlo Mayer. O assunto principal foi sobre melhoria nos serviços prestados, que incide sobre manutenção de equipamentos e estruturas, alimentação e despesas relativas aos serviços realizados pelo Corpo de Bombeiros, com auxílio da Administração Municipal.

Pedro Ivo e Mayer buscam reativar o sistema de cobrança do Fundo Reequipamento Bombeiros (FUNREBOM). Antes da instalação da corporação em União da Vitória, essa taxa era recolhida e creditada para o agrupamento de Porto União via convênio. A prática evita que a Prefeitura retire recursos de outros setores para subsidiar o Corpo de Bombeiros, tanto para aquisição da alimentação e material de trabalho quanto para manutenção de viaturas. Fato que ocorre desde a instalação do serviço no município, em julho de 2014.

A taxa é divisível, conforme o potencial de incêndio identificado em cada estabelecimento comercial e sua área de atuação. Conforme Mayer, o valor médio deve ficar próximo a R$ 3,00 ao mês, dependendo do porte e ramo de atividade. Essa contribuição garante a melhoria dos serviços prestados e evita que a Prefeitura faça aporte de recursos da administração para dar suporte aos bombeiros. Esse modelo continua sendo aplicado no vizinho município catarinense e em inúmeras outras cidades.

O objetivo é vincular a cobrança à fatura da conta de luz. O prefeito solicitou a presença do deputado Hussein Bakri que, por estar em viagem, indicou Thyago Pigatto Caus, presidente do PSC, que prontamente atendeu ao convite e representou o parlamentar na reunião com Mayer. Pedro Ivo requereu auxílio para discutir essa proposta junto à Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel). “Semana que vem ele [Hussein] tem reunião com a Copel e poderá abordar o assunto”, frisou Pigatto. Por atender, não apenas União da Vitória, mas outros municípios da região, Pedro Ivo vai organizar comitiva de prefeitos da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar) para essa pauta com a concessionária de energia elétrica, a ser marcada pelo deputado.

Outro benefício, que o prefeito informou ao comandante é sobre a contratação de engenheiro via Amsulpar. Pedro Ivo salientou que já acertou, com a Amsulpar, a tramitação da criação de cargo a ser ocupado pelo profissional para agilizar a liberação de alvarás de funcionamento. A demanda da região vai a Irati ou Ponta Grossa, que já possuem quantitativo de trabalho de suas regiões. Com o servidor, atuando em União da Vitória, orientado pelo 2º Grupamento de Bombeiros os processos de liberação terão maior agilidade. Ainda, participaram da reunião o Chefe de Gabinete, Maurício Schewinski, o comandante da corporação local, subtenente Valdir do Prado, e a Tenente Carla Spak, dos bombeiros de Irati.