PRF flagra caminhão com 9 toneladas de excesso na BR-280

·
Atualizado há 6 anos

(Foto: Divulgação PRF).
(Foto: Divulgação PRF).

Na tarde de quarta-feira, 2, na BR 280 em Rio Negrinho, policiais rodoviários federais flagraram um Mercedes-Benz, placas de Schroeder/SC, com 9 toneladas acima do peso permitido.

Durante a abordagem, em fiscalização de rotina, os agentes perceberam o volume excessivo da carga de pinus e realizaram a pesagem do veículo em balança rodoviária.

O peso do caminhão e carga somou 32 mil quilos, no entanto o limite era de 23 toneladas. O valor ultrapassou inclusive a capacidade máxima de tração (CMT), que é o peso máximo a ser tracionado de maneira segura conforme o fabricante, levando em consideração aspectos mecânicos.

As multas para o embarcador/transportador totalizaram aproximadamente R$ 1.900,00. O veículo foi liberado após transbordo da carga excedente.

Este foi o segundo grande flagrante de excesso de peso em menos de 24 horas na região do Planalto Norte. Na noite de terça, na BR 116 em Mafra, os policiais já havia flagrado outro caminhão com nove toneladas a mais de carga que o máximo permitido.

O excesso de peso é transmitido integralmente ao pavimento asfáltico, danificando-o, e ainda oferece riscos aos motoristas e demais usuários da via, pois sobrecarrega os sistemas de freios e suspensão, aumentando o risco de falhas mecânicas.