Rondas podem ser agendadas em Porto União

Operação Férias Seguras garante presença policial nos endereços cadastrados

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

A Polícia Militar (PM) de Porto União não soube informar o número de cadastros, mas garante que a operação Férias Seguras segue até o final de fevereiro. O serviço é gratuito e está disponível para quem vai viajar e precisa deixar seu imóvel sozinho.

Os militares, com o roteiro de cadastro em mãos, fazem rondas nos endereços e garantem segurança para quem está temporariamente longe de casa. “É feito as rondas e se tiver alguma alteração, a pessoa é avisada”, explica o soldado Júlio César de Freitas.

O cadastro pode ser feito por telefone, por meio do 190, ou pessoalmente no quartel da PM, no Bairro São Pedro. Basta deixar o nome, endereço, local da viagem, telefone para contato, data de ida e volta. “É bom deixar também o telefone de alguém de confiança que vai ficar na cidade e informar no cadastro se alguém vai ficar em casa durante o período de férias”, lembra o soldado.

Como orientação, de modo geral, a PM sugere cuidado. Entra na lista o pedido para que um vizinho ou familiar observe a residência, o recolhimento de jornais e correspondências e a não exposição de bens. É o que ocorre, eventualmente, nas garagens abertas. “Máquina de lavar, bicicleta, motos expostas, acabam chamando a atenção”, explica Júlio César.