Um novo golpe na praça envia Boletos indevidos para empresas

Valor dos boletos não é alto e, por isso, algumas empresas acabam pagando sem perceber a real finalidade

·
Atualizado há 11 anos

Bruna Kobus/Jornal O Comércio

Se você ou sua empresa possuem um site, possivelmente já recebeu pelo Correio um boleto para pagamento da hospedagem ou da manutenção do seu site. Estes boletos frequentemente chegam em nome do responsável pelo site.

Em União da Vitória algumas empresas receberam esse boleto encaminhado pela empresa Registro.Brasil – Brasil Serviços em Tecnologia da Informação Ltda. Empresas que oferecem serviços de domínio – endereços eletrônicos, hospedagem de sites e outros assuntos relacionados a internet.

O valor deste boleto não é alto. Estes pagamentos não são devidos, ou seja, não é obrigatório o pagamento. Os boletos, mesmo quando emitidos por uma entidade que realmente existe, nunca fornecem explicação dos objetivos ou especificação dos serviços aos qual o pagamento daria direito. Por muitas vezes, os boletos acabam misturados com os demais recebidos pela empresa e, por serem de pequeno valor, o pagamento passa despercebido.

Despesas com seu site no Brasil
Quem tem um website registrado no Brasil tem duas despesas. A despesa anual do Registro.Br, que pode ser paga pela internet, e a despesa mensal do provedor que hospeda seu site. Qualquer cobrança que você receber além destas deve ser analisada com desconfiança, pois pode ser uma tentativa de golpe.

Geralmente, no começo de um novo ano, essas emissões se tornam mais frequentes. Portanto, fique atento. A qualquer sinal de dúvida procure sua orientações com quem presta assistência a seu domínio.