Brecha na cloud da Zoom levanta questões sobre cibersegurança da aplicação

·
Atualizado há 4 anos

Brecha na cloud da Zoom levanta questões sobre cibersegurança da aplicação
Foto: Reprodução

 

A Zoom é uma aplicação de videoconferência que tem vindo a registar um crescimento impressionante em 2020. Durante os primeiros 3 meses do ano, o CEO da Zoom aumentou sua fortuna pessoal em cerca de $4 biliões, tal como foi noticiado pela Globo em https://glo.bo/2KFB4vE.. No entanto, a aplicação tem estado na origem de muitas críticas dos especialistas de cibersegurança. A mais recente aponta para uma falha na tecnologia de cloud da empresa, que pode permitir que hackers mal-intencionados adquiram de forma ilegítima gravações de vídeos de usuários. Segundo Phil Guimond, que trabalha para o departamento de cibersegurança da CBS Interactive, esses incluem mesmo vídeos que foram previamente apagados pelos utilizadores da aplicação.

Anteriormente, a política de segurança da Zoom já tinha dado que falar, sendo que mais de 500 mil contas privadas foram colocadas à venda em fóruns de hackers na Dark Web.

Como lidar com os problemas de cibersegurança na Internet?

A melhor maneira de proteger seus dados na Internet passa pela utilização de um VPN. Os VPN são redes privadas virtuais que têm a função de proteger as informações e localização de utilizadores de redes públicas, como a Internet. Com recurso a tecnologias de tunelamento e criptografia, os VPN asseguram que todos seus dados ficam longe do alcance de hackers, garantindo desse modo a sua segurança e privacidade.


Em https://adguard.com/pt_br/what-is-vpn.html você pode aprender mais acerca dessas redes de comunicação. Num momento em que a cibersegurança é um problema cada vez mais pertinente, é muito importante munir seus dispositivos tecnológicos de todas as proteções necessárias. No mercado de software, existem vários tipos de VPN à disposição dos consumidores, sendo que cada vez mais pessoas recorrem a essas redes privadas virtuais para proteger suas interações online. Mas existem outras formas de se manter seguro na Internet.

Algumas dicas importantes de cibersegurança

Um VPN é um indispensável para sua segurança online, mas alguns cuidados extra podem ser tomados de forma a proteger sua privacidade online. Procure nunca divulgar informações pessoais em sites suspeitos, nem guardar documentos que contenham informações privilegiadas em pastas não protegidas. De igual modo, evite recorrer a serviços sensíveis em contas públicas de Wi-Fi. Acessar seus dados bancários numa rede pública de café, por exemplo, pode ser perigoso e deixar suas informações expostas a ataques de hackers.


Tenha também muito cuidado com aquilo em que clica. Anúncios duvidosos podem levá-lo a links perigosos. O mesmo se aplica a downloads. Evite pirataria ao máximo, já que muitos torrents escondem vírus que podem ser nocivos para o seu computador ou dispositivo móvel. Finalmente, mantenha seu antivírus atualizado e operacional de modo a detectar possíveis ataques informáticos.

É seguro utilizar o Zoom?

Quanto às brechas de cibersegurança no Zoom, a aplicação já emitiu um comunicado dizendo que vai rever suas políticas de segurança digital. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a Zoom prepara-se para lançar um novo modelo de criptografia. Você pode ler mais sobre isso em https://www1.folha.uol.com.br/tec/2020/04/zoom-vai-lancar-atualizacao-de-aplicativo-com-criptografia-melhorada.shtml. Ainda que o futuro próximo possa trazer uma versão mais segura do Zoom, evite divulgar conteúdos sensíveis durante as próximas chamadas de videoconferência que possa realizar utilizando esse aplicativo de modo a privilegiar sua segurança e privacidade.