Como proteger dados no seu computador

Pode parecer tolice para alguns, mas uma pessoa comum não tem noção de como proteger o próprio computador. E quando falamos de pessoas comuns, estamos falando de pessoas com conhecimentos básicos de tecnologia. Celebridades, também se encaixam nessa descrição. Confira esta lista para entender do que estamos falando. Neste artigo, vamos apresentar formas de proteger seus dados. Além disso, vamos mostrar alguns fatos interessantes.

Use um bom antivírus

 

As primeiras coisas vêm primeiro. Se você não usa software livre, usar um bom antivírus é uma obrigação. Você pode ler mais sobre ótimos softwares antivírus aqui. A maioria desses programas são disponibilizados em dois formatos, a versão paga e a versão gratuita. A versão gratuita vai atender bem muita gente. Mas, se você pode pagar, usar a versão paga pode adicionar um nível extra de segurança que pode evitar problemas no futuro. No geral, esse tipo de software não é tão caro. Você pode escolher entre diversos planos de pagamento que se encaixam perfeitamente no seu bolso.

Use um VPN

 

VPN é a sigla inglês para Rede Privada Virtual. É uma rede privada dentro de uma rede pública. A internet é um bom exemplo de rede pública. Acontece que as redes públicas não são lá muito seguras. Invasores e terceiros mal intencionados podem usar as brechas das redes públicas para roubar seus dados. Por exemplo, um profissional que trabalha em home office e precisa acessar o servidor da empresa, não deve fazer isso através da internet. Ao menos, não deve fazer isso se estiver preocupado com a segurança dos dados.

 

 Use software livre se possível

 

Há poucas maneiras de proteger seus dados que garantem o mesmo nível de proteção que um software livre. Softwares livres não precisam de antivírus porque eles já são construídos como um antivírus em si. Note que estamos falando de sistemas operacionais, como o Linux e suas distribuições. Vírus, malwares e programas maliciosos são comuns em sistemas operacionais de código fechado, como o Windows, principalmente. A realidade é bastante diferente para os softwares de código livre. O único problema é que alguns vão ter que passar por um período de readaptação para conseguir utilizar um software livre, já que a maioria aprende a usar computadores através de sistemas operacionais como o Windows.

 

Faça backup regularmente

 

Algumas vezes, problemas inevitáveis acontecem. Alguém pode acessar sua máquina fisicamente, um momento de descuido, alguma atualização que não foi feita rápida o bastante no seu sistema e etc. Todos esses são cenários que podem comprometer seus dados. A verdade é que não há como ficar 100% protegido já que o usuário do computador pode ser uma ameaça por si só. O fator humano pode causar muitos problemas e é o elemento que não pode ser removido da equação. Tenha em mente que isto não é uma crítica, nem todo mundo pode acompanhar o que há de mais importante nas práticas de segurança da informação. Por isso, faça backup dos seus dados mais importantes regularmente. Na verdade, mesmo que você esteja tomando todos os cuidados necessários para proteger o seu computador, você deve usar a nuvem de qualquer forma. Mas o importante é usar os melhores serviços de armazenamento disponíveis.

 

Por exemplo, o OneDrive, da Microsoft. Esses serviços são bastante confiáveis e até certo ponto contam com versões gratuitas. Se você não está 100% seguro dos níveis de proteção da sua máquina e dos seus dados, usar um serviço como este pode fazer bastante diferença.

Não permita que outros acessem sua máquina

 

Já falamos aqui sobre como o fator humano pode ser um perigo enorme para a sua máquina e seus dados. Não estamos falando de desconhecidos apenas. Pessoas conhecidas podem ser enganadas, podem clica em links suspeitos e etc. Mesmo sem a intenção, os danos podem ser causados. Coloque uma boa senha no seu computador e não deixe que o usem. Pode parecer um exagero para alguns, mas estamos falando de computadores com dados importantes. Outra dica importante é restringir o uso do seu computador. Se você tem um computador para trabalho, não o use para jogos, acessar websites suspeitos e etc. Pode parecer pedir demais, mas pode fazer a diferença entre perder dados importantes ou não.

 

 

 

 

0 COMENTÁRIOS

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.

Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.