Editor de vídeo para iniciantes: 5 dicas que você provavelmente ainda conhecia

Está começando agora a trabalhar com gravações e edições de vídeo, mas não sabe exatamente o que fazer? Não se preocupe, neste artigo mostraremos 5 dicas infalíveis de edição de vídeo para iniciantes

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

A produção de conteúdo para a internet está ficando cada vez mais comum, no entanto, faz algum tempo que as fotos bem elaboradas e tratadas eram o auge desse tipo de atividade.

Atualmente, com o aumento do acesso à internet (de 40% a 50%, conforme dados da Anatel) e as redes sociais e o surgimento de plataformas onde a publicação é quase que exclusiva de vídeos, não apenas a busca por conteúdos em vídeo cresceu, como também a procura por maneiras de edição de vídeo online.

Se você está pensando em começar a produzir seu próprio conteúdo para as redes sociais, mas não faz ideia de como fazer uma edição de vídeo online, ou mesmo já entende um pouco do assunto, mas gostaria de umas dicas, precisa acompanhar este artigo e conhecer as 5 dicas infalíveis de edição de vídeo para iniciantes que preparamos!

Veja 5 dicas infalíveis de edição de vídeo para iniciantes

Antes de começar a dar as dicas infalíveis de edição de vídeo, é interessante falar sobre o primeiro passo para colocá-las em prática: escolher um programa de edição.

Existem atualmente no mercado diversos programas de edição de vídeo.

Os programas que precisam ser instalados podem ser utilizados mesmo sem acesso à internet, já os programas de edição de vídeo online não precisam ser instalados, logo, não ocupam espaço operacional na sua máquina. Em contrapartida, eles só podem ser usados com um acesso à internet.

Para escolher é preciso que você tenha bem claro quais são as suas necessidades e recursos. No entanto, vale a pena dizer que as opções de programas que necessitam de instalação geralmente possuem muito mais recursos.

O Wondershare Filmora, por exemplo, oferece a possibilidade de edição de vídeo para iniciantes tanto para Windows como Mac. Você pode fazer o download sem sobrecarregar muito o computador.

dicas para edicao de video

Essa movimentação no enquadramento deixará seu conteúdo mais dinâmico e interessante.

1. Não economize nos cortes

Apesar de pouco valorizados, os cortes são o recurso mais eficiente na hora de tornar um vídeo mais agradável e interessante.

É comum que as pessoas se tornem meio prolixas, façam grandes pausas, usem muitos vícios de linguagem, ou até mesmo se sintam tímidas e desviem muito o olhar da câmera nesses momentos.

Todas essas situações tornam os vídeos muito mais longos e cansativos. São nessas horas que os cortes entram, retirando esses pequenos momentos e deixando o vídeo mais dinâmico, fluido e interessante.

Usando um dos melhores softwares para fazer a edição de vídeo online – como o Filmora – é bem simples fazer esse corte.

Tudo que você tem que fazer é inserir o vídeo e ir arrastando a linha do tempo para ver as partes que vai querer cortar.

edtor de video iniciantes filmora
Foto: Filmora

1. Cuidado com as transições

Se você já mexeu alguma vez com um programa de edição de vídeo online, sabe que eles possuem uma ferramenta chamada transição, responsável por promover um efeito visual entre um corte de cena.

As transições podem ser muito interessantes se usadas da maneira correta, pontualmente e no momento onde o que vem a seguir precisa ser destacado.

Fora isso, elas podem tornar o vídeo muito pesado e maçante. Então, tenha cuidado com essa ferramenta.

2. Não tenha medo de usar o B-roll

O B-roll, ou simplesmente as cenas (imagens) secundárias, é uma técnica de edição de vídeo online que pode trazer muito mais dinamismo aos seus vídeos, tornando-os mais divertidos, e engajando muito mais pessoas.

Essa técnica consiste basicamente em inserir cenas ou imagens em segundo plano, entre um corte, por exemplo, para ajudar na ilustração do que está sendo dito, ou simplesmente trazer um alívio cômico para o conteúdo.

Por isso, não tenha medo de usar essa função!

3. Sempre que possível, use textos

Praticamente todos os programas de edição de vídeo online permitem a inserção de textos nos vídeos. Essa função é extremamente útil na hora de explicar qualquer assunto, corrigir algo que não foi possível cortar na edição, ou mesmo fazer aquela piadinha em segundo plano.

Por isso, sempre que necessário ou possível, use textos nos seus vídeos, pois, além de agregar mais valor ao seu conteúdo, eles tornam o entendimento dele mais simples. Apenas se atente para não cometer gafes ortográficas.

Seguindo essas 5 dicas infalíveis de edição de vídeo para iniciantes, certamente você conseguirá produzir e editar excelentes conteúdos para sua audiência!

 

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.

Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.