Golpes na Internet: o que são e como evitá-los

Photo by Rachit Tank on Unsplash

A internet é um terreno fértil para golpes e fraudes. Devido ao anonimato que a rede internacional de computadores oferece, muitos criminosos estão se valendo da tecnologia para aplicar golpes e prejudicar milhões de pessoas. São milhões de vírus e malwares já criados e outros tantos criados todos os dias, com o objetivo de cometer fraudes.

Apesar dos serviços de antivírus e proteção computacional atualizarem constantemente suas listas de arquivos maliciosos, é muito difícil manter livre 100% de arquivos indesejados. Esses arquivos maldosos afetam o funcionamento do seu dispositivo, corrompem seus arquivos valiosos e podem prejudicar a sua vida, pessoal e profissional.

Então, como se manter protegido desses ataques de cibercriminosos? Como na vida precisamos estar atentos ao menor sinal de perigo, na internet é o mesmo. Conhecer as principais formas de golpes pode ser o primeiro passo para evitar cair nas armadilhas desses criminosos. Abaixo os principais golpes virtuais, e como evitá-los.

Os mais conhecidos golpes virtuais

Desde que a internet surgiu, ela revolucionou a vida das pessoas, para o bem e para o mal também. Apesar de facilitar a forma como nos comunicamos, o mundo virtual criou uma série de novos golpes. Na verdade, os golpes que eram dados no mundo real, foram transportados e reconfigurados ao mundo virtual. Conheça alguns dos principais.

Confirme seus dados e seja roubado

Esse golpe é muito comum. Funciona da seguinte forma: uma pessoa liga para o seu telefone e alega ser representante da sua operadora de cartão. Inclusive, cite seus dados e mais informações pessoais suas. Depois, ela pede para confirmar a senha do seu cartão para desbloquear algum serviço. Nesse momento, a vítima digita a senha e tem cartão roubado.

Até tu brutus?

Quem nunca emprestou o celular para algum amigo ou familiar? Pode ser que essas pessoas sejam de confiança, mas sempre existe a hipótese de alguém mal intencionado conseguir acesso ao seu celular para roubar seus dados, suas fotos íntimas ou algo mais. Por isso, atente-se para quem anda emprestando o celular. O golpe fatal pode vir da pessoa mais próxima, como aconteceu com o Imperador romano Júlio César.

O golpe do boleto

Pessoas mais velhas estão propícias a caírem nesse golpe com mais facilidade. Isso porque, elas têm o costume de pagar todo e qualquer boleto que aparecer. É, na verdade, um costume. Elas simplesmente pegam o boleto e paga, sem confirmar se os dados do beneficiário estão corretos.

Pescando sua senha e dados pessoas

Quem gosta de navegar pela internet, já deve ter se deparado com mensagens dizendo que a pessoa que clicar ganhará prêmios exclusivos, uma viagem para Europa ou algo do tipo. Essa é a isca usada pelos criminosos de phishing, literalmente pescar em inglês. Não clique em links desconhecidos, as chances de ser um golpe e seus dados serem roubados são altíssimas. Lembre-se do ditado, quando a esmola é muita, o santo desconfia.

Roubo pelo WhatsApp

Um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros é também um dos meios preferidos pelos golpes. O golpe do WhatsApp começa com uma mensagem pedindo para confirmar o número para ganhar um prêmio, que pode ser um simples jantar no seu restaurante favorito. E ele termina com o seu aplicativo hackeado e sob domínio de outras pessoas que vão pedir dinheiro para seus amigos.

Evite golpes usando redes seguras

A melhor maneira de fugir dos golpes virtuais é usar redes seguras para navegação, as famosas VPNs. Elas funcionam como uma túnel de transmissão de dados, livre de fraudes. Se quiser, instale um serviço VPN confiável em seu Windows e faça o teste. É simples e rápido, um processo que vai dar toda a segurança necessária para navegar com tranquilidade.

Com as redes privadas o usuário pode navegar pela internet com segurança e sem medo de ser vítima de golpes. Além disso, usar um antivírus ativo e atualizado também é uma excelente maneira de se defender dos principais golpes do mundo online. Projeta seu dispositivo, pois ele é a sua principal ferramenta de trabalho é essencial para o seu dia a dia.

0 COMENTÁRIOS

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.

Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.