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Inovação conta como diferencial nas vendas online

Cada vez mais lojas estão vendendo online. Então, é preciso inovar para se destacar e atrair o público.

Foto: Pixabay

Só no primeiro semestre de 2021, o e-commerce no Brasil alcançou R$ 53 bilhões em vendas. O número mostra o quanto as vendas online estão em alta, e reforça a necessidade da inovação no e-commerce.

Afinal, muitas lojas oferecem os mesmos produtos ao consumidor. Logo, apenas as que conseguirem chamar a atenção do usuário terão sucesso real.

Para isso, é possível adotar várias estratégias criativas. São, muitas vezes, métodos pouco usados, mas que podem ser bem simples de fazer. Um exemplo: você pode fazer um convite online para que as pessoas visitem sua loja. Será um conteúdo que vai chamar a atenção do consumidor, porque é algo diferente do normal.

Nesse caso, você precisará usar um editor de vídeo online. A boa notícia é que vários editores são bem simples de usar, mesmo para quem não tem experiência na tarefa. O InVideo é uma opção que você pode usar para criar um vídeo de convite online, entre tantas outras.

Ele permite adicionar facilmente textos na tela e transmitir a mensagem desejada. São mais de 4000 templates personalizáveis para diversos fins com imagens livre de direitos autorais.

Modos criativos que as lojas usam para vendas online

Os convites em vídeo não são a única estratégia que uma loja online pode usar para ganhar mais. Abaixo, listamos algumas estratégias usadas hoje.

Valor agregado ao produto

Estabelecer um valor agregado ao produto ou serviço da loja pode parecer algo básico, mas não é. Na verdade, muitos e-commerces não se preocupam com isso, e então perdem chances de venda.
Oferecer este valor agregado significa dar ao consumidor vantagens além da compra. Pode ser, por exemplo, o acúmulo de pontos, para que ele possa trocar depois por produtos ou descontos.
Também há coisas mais simples, como o frete grátis ou um programa de fidelidade. Ou ainda, a loja pode fazer parceria com outros negócios que tenham o seu mesmo público consumidor. Se as lojas venderem produtos juntas ou oferecerem descontos aos clientes da outra, podem atrair mais gente para a compra.

Lives no Youtube ou redes sociais

As lives para vendas de produtos estão cada vez mais populares, inclusive em grandes lojas, que usam seus próprios aplicativos para transmissão.

Essa é uma estratégia em que, durante uma transmissão ao vivo, o espectador pode aproveitar descontos e preços mais baixos.

As vendas são dos mais variados produtos, desde itens para casa até produtos de beleza. É uma estratégia que pode criar a sensação de urgência no consumidor, de que ele precisa comprar naquele momento. Além de ser uma oportunidade de aproximar a loja do cliente, pois ele poderá interagir durante a live.

Consciência da loja online

Mais do que vender um produto ou serviço, um e-commerce precisa se mostrar preocupado com o que estar ao seu redor. Ou seja, com a sociedade e com o meio ambiente.

Dessa forma, vale a pena que a loja online estabeleça ações e apoios. Podem ser a organizações que cuidem de animais, com parte do lucro sendo revertido para elas, por exemplo.

Outra opção é vender produtos veganos, ecologicamente corretos, de pequenos produtores artesanais ou mais.

Ou seja, é preciso agir para o benefício de outras pessoas, além da própria loja e seus funcionários. Essa é outra estratégia que parecer simples, mas, se realizada de modo criativo, pode trazer ótimos resultados.

Garantia dos produtos

Quantos produtos você já adquiriu online que vinham com garantia? Fora os eletrodomésticos e eletroeletrônicos? Provavelmente poucos.

Esse é um tipo de inovação que pode contar como diferencial nas vendas online. Porque, como muitas lojas ainda não têm a opção, é uma característica que pode conquistar o consumidor.

Inclusive porque, muita gente ainda tem receio de comprar online porque não vê o produto de perto. Se uma loja garante a troca ou o dinheiro de volta claramente, por preocupação com o consumidor transmite maior confiança para a compra.

Aqui, é importante dizer que essa troca é, na verdade, garantida por lei ao cliente. Mas o e-commerce pode destacar a informação sempre, bem na página de compra.

Assim, mesmo os consumidores que não conhecerem seus direitos, passarão a saber da condição. A garantia vai dar a eles um impulso a mais para finalizar a compra.

Outras inovações também podem ser aderidas, desde que combinem com o público da loja virtual. Isso é muito importante: adotar as estratégias conforme seu público. Assim, o esforço vai trazer resultados melhores.

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