Jogos x filmes campeões de bilheteria: quem ganha essa batalha?

Nessa briga de gigantes, os games estão levando a melhor e mostram que podem derrotar os números de Hollywood

·
Atualizado há 4 anos

games x filmes batalha gamer industria jogos
Foto: Freepik

Quando se fala na indústria de entretenimento e a busca por despertar o interesse da audiência na era moderna, nos vem à cabeça o cinema. Historicamente Hollywood está vinculado à lucros extraordinários, luxo, fama e reconhecimento. Na mídia, a pauta de algum longa-metragem com investimentos milionários e novos recordes de sucesso de bilheterias também se faz presente.
O show business do ramo cinematográfico se destacou por anos, sozinho, como principal esfera deste segmento, mas o jogo virou, literalmente. A indústria de games passa a ocupar espaço e visibilidade jamais conquistados por outra forma de entretenimento, exceto o cinema.

O que durante anos foi considerado uma brincadeira, coisa de nerd ou atividade exclusiva de crianças e adolescentes, se revelou um fenômeno. O videogame conquista seu espaço e se torna uma máquina de lucro, roubando a cena e o protagonismo dos filmes. A audiência, que cada vez mais tem gastado seu dinheiro com videogames, despertou nas indústrias do ramo, buscar entender como estão se comportando os números no cenário de jogos.

As principais estatísticas e fatos deste mercado mostram que esta indústria já se molda de forma diferente, com uma disputa entre a sétima arte e o games, na qual inclusive os grandes astros estão fazendo parte. Jogos mais realistas colocam as estrelas do cinema em papéis muito lucrativos de dublagem. Esta nova forma de experiência em jogos, que usa uma técnica imersiva, narrativa e com uma história completa, aproxima cada vez mais este segmento ao do cinema. Inclusive, conhecidos atores hollywoodianos já dublaram personagens em jogos e tem lucrado fortunas com a atividade, como Ellen Page, Willem Dofoe, Keanu Reevs e outros.

De acordo com os dados publicados pelo site de cassino online Betway, os jogos estão mostrando que tem potencial para esmagar Hollywood em números. Em uma análise sobre a última década, mostra que os primeiros dias após o lançamento, os jogos se aproximam em questão de lucratividade quando comparados entre vendas mundiais de jogos no varejo versus a receita mundial de bilheteria do fim de semana de lançamento de um filme. Confira os dados bilionários no infográfico abaixo.

Powered by Betway

 

Para efeitos de comparação, uma curiosidade nos dados levantados: o jogo adulto mais vendido de todos os tempos é GTA V (Grand Theft Auto), que já vendeu mais de 110 milhões de cópias, sendo que o DVD de filme mais vendido, Procurando Nemo, vendeu 47 milhões de cópias.

Realidade Virtual

Para quem tem dinheiro para investir em games e neste tipo de entretenimento, a aposta são os jogos de Realidade Virtual, que criam uma ambientação por meio de uma interface e sistema operacional que faz com que a pessoa se sinta dentro do jogo. A tecnologia precisa se reinventar constantemente, e essa forma de fornecer experiência ao jogador faz com que seja uma simulação mais próxima da realidade possível. Em 2015 os números deste cenário giravam em torno de 660 milhões de dólares e estima-se que até 2024 o mercado de jogos de realidade virtual ultrapasse os US $ 40 bilhões.