NO VALE: Números de celulares serão alterados

Nono dígito começa a valer no próximo mês

Os números dos celulares dos estados do Paraná e Santa Catarina vão mudar nos próximos dias. Isso porque o nono dígito vai ser incluído a partir do dia 6 de novembro. O número 9 deverá ser acrescentado à esquerda dos atuais números de celular. Após a implantação, haverá um período de adaptação em que serão aceitas ligações marcadas com oito dígitos. Gradualmente, avisos devem ser fornecidos até que a antiga forma de discagem deixe de ser completada. Quem usa as operadoras Claro, TIM, VIVO e OI já receberam a notificação por mensagem ainda nesta semana. O nono dígito vale para celulares de todas as operadoras.

Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a inclusão do nono dígito nos telefones celulares em todo o Brasil tem o objetivo de aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular e dar continuidade ao processo de padronização da marcação das chamadas.

Para auxiliar na atualização da agenda de contatos, alguns aplicativos gratuitos incluem automaticamente o 9 na frente de todos os contatos nas regiões onde o nono dígito já foi implantado.

A mudança foi publicada em 14 de dezembro de 2010. A Resolução nº 553 alterou o regulamento de numeração do serviço móvel pessoal (SMP). Os três estados do Sul são os últimos do País a ter o sistema implementado.

Além de celulares, as linhas móveis também incluem máquinas de cartão de crédito, modens para conexão de internet, sistemas de georeferenciamento e outros serviços. O acréscimo do nono dígito às linhas móveis permite com que as possibilidades de variações de números saltem de 37 milhões para 90 milhões, uma vez que os números 2, 3, 4 e 5, que em posição inicial são restritos a linhas fixas, podem também ser usados na segunda casa dos números móveis.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta