Número de Spams na internet é o menor em 12 anos

·
Atualizado há 9 anos

Boa notícia para usuários de internet. Pela primeira vez em 12 anos o número de spams enviados é menor do que o de mensagens comuns. A irevelação consta em relatório divulgado pela Symantec.

Em junho de 2015, o número de e-mails do tipo representou 49,7% do volume total, uma queda de 1,8% em relação ao mês de maio e a menor taxa desde setembro de 2003.

Além dos spams, os e-mails maliciosos em geral tiveram uma queda no período.

Mensagens de phishing, por exemplo, caíram. Agora, uma a cada 2,4 mil mensagens recebidas pelos usuários utiliza a técnica.

Em novembro de 2014 o valor era de uma a cada 647 mensagens. Ataques de malware por e-mail também tiveram queda no período, mas o número de variações dos golpes cresceu de 44,5 milhões para 57,6 milhões.

De acordo com os resultados do estudo, com a queda pode ser justificada pelo aumento na qualidade dos filtros de serviços de e-mail e por uma mudança de estratégia dos criminosos, que agora têm como foco os dispositivos móveis.

Na contramão da tendência, os ataques nas redes sociais cresceram no período. E de acordo com o estudo, 83% das ameaças são compartilhadas pelos próprios usuários, com vídeos ou links infectados.