O que fazer em caso de rede social hackeada?

É difícil conhecer alguém que não use as redes sociais. Até os mais aversos a ideia da exposição das mídias acabam cedendo para plataformas como o LinkedIn. Usamos as redes sociais para tudo, para manter amizades, relacionamentos amorosos, por uma questão de trabalho e até para falar com familiares. As consequências de ter uma rede social hackeada podem ser horríveis, por isso, separamos aqui alguns passos que você deve tomar caso isso aconteça com você.

Proteja-se

 

Para começar, utilize um bom antivírus. Em segundo lugar, não use suas senhas em máquinas públicas. Se tiver que acessar uma rede social através de uma rede pública, use um VPN em Android ou uma versão de VPN para a sistema que você está utilizando. Mude as senhas iguais, cada rede social precisa de uma senha única. Cada senha que você utiliza deve ser difícil de adivinhar. Nada de usar data de nascimento e etc.

Utilize os métodos de recuperação de senha

 

Facebook, Instagram, Twitter e etc. são redes sociais bem populares, mas outra coisa que elas têm em comum é o método de recuperação de senha. Na verdade, qualquer rede social séria ou qualquer plataforma online vai ter um método de recuperação de senha. Este método é estabelecido no momento do cadastro. Pode ser várias coisas. Mandar um formulário para um e-mail secundário. Mandar mensagem para o número de telefone cadastrado e etc. Por isso, quando você faz o seu cadastro em uma rede social, é necessário levar o preenchimento dos formulários a sério. Muitas informações que você coloca nos formulários nesse momento podem servir para recuperar a senha mais tarde. Se você perdeu o acesso a uma de suas redes sociais e não pode recupera-la, os próximos passos serão perfeitos para você. Apesar de você não recuperar sua rede social antiga, será possível amenizar os problemas enfrentados e vai diminuir a dor de cabeça.

 

Avise as pessoas mais próximas

 

Há inúmeros motivos para alguém hackear uma rede social. O criminoso pode estar tentando obter informações ou vantagens, se passar por você, ou simplesmente denegrir a sua imagem. Por isso, informe aos mais próximos sobre o que está acontecendo. Familiares, colegas de trabalho, faculdade e etc. precisam saber disso. Um hacker pode usar suas redes socias para aplicar golpes em conhecidos. Hoje em dia, a facilidade das transferências bancárias através do Pix é enorme. Um hacker pode se passar por você e pedir um Pix para alguém que confiem e você e que não sabe que seu perfil foi hackeado.

Crie novas redes sociais

 

Algumas vezes, as redes sociais são a única forma de contato que temos com certas pessoas. Se a rede social foi hackeada, não há como entrar em contato, a menos, é claro, que você crie novas redes sociais e explique o ocorrido. Entre em contato com as pessoas que estavam conectadas a sua antiga rede e peça para excluírem o perfil hackeado e tomarem todas as medidas cabíveis, como avisar para outras pessoas.

 

 Mude as senhas de outras redes

 

No pior cenário, você está usando a mesma senha em mais de uma rede social, o que por si só já é um erro. Um hacker pode ter descobrindo a senha de uma rede social e a partir disso invadir outras. Mas, mesmo que este não seja o caso. Mesmo que você tenha uma senha para cada rede social, se uma rede foi hackeada, mude a senha das outras. Acontece que, a brecha de segurança que permitiu que uma rede social fosse invadida, pode ser usada para invadir outras redes socais. Por exemplo, alguém pode ter colocado um programa espião em uma máquina que você utiliza com frequência. Alguém pode estar espionando uma rede pública que você utiliza e etc.

Tente descobrir como aconteceu

 

Quando falamos sobre brecha de segurança, queremos dizer que há um erro na forma de lidar com as suas redes sociais e este erro pode continuar ativo. Não adianta mudar as senhas das redes socias se você ainda está vulnerável. Por exemplo, se alguém colocou um programa espião em seu computador, mesmo que você recupere e altere a senha das redes, o hacker vai continuar no controle. Por isso, você tem que descobrir como aconteceu o que aconteceu. Isso pode ser uma tarefa difícil ou algo bem óbvio. Por exemplo, você deixou a senha salva em uma máquina pública ou acessou uma rede social em uma máquina não confiável e etc.

0 COMENTÁRIOS

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.

Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.