Review completo: como editar vídeos online gratuitamente com o CapCut

·
Atualizado há 5 meses

Desenvolver novas habilidades é sempre positivo. Mesmo quando não temos aplicações imediatas para os conhecimentos, saber cumprir tarefas acaba sendo útil em momentos cruciais do cotidiano.

A edição de materiais audiovisuais não é uma tarefa exclusiva de quem trabalha com mídias. Cada vez mais, o mercado de trabalho pede por profissionais multitarefas, capazes de cumprir todo tipo de função. Desenvolver essa habilidade, então, acaba sendo extremamente útil à vida profissional.

Editar vídeos e imagens também é útil no âmbito pessoal, considerando o registro de memórias especiais em viagens e eventos. Tão importante quanto saber armazenar esses materiais, é saber como melhorá-los, guardando arquivos que possam ser assistidos e reassistidos quando se desejar.

Pensando em tudo isso, nesse texto nós trouxemos a review completa de uma plataforma que oferece as principais ferramentas de edição de vídeo de maneira 100% gratuita. O serviço em questão é o CapCut Online, uma das melhores alternativas do mercado para quem nunca editou vídeos e fotos.

Ferramentas do CapCut Online

As ferramentas do CapCut Online podem ser divididas em duas categorias: aquelas focadas na edição de vídeos e as destinadas à edição de fotos.

Para essa review, vamos dar especial atenção às primeiras funcionalidades, mas é interessante mencionar brevemente as que compõem a segunda categoria.

Dentre as funções relacionadas às fotos presentes no CapCut, podemos destacar a edição em lote, aprimoramento de imagem com pouca luz, tirar fundo de imagem, colorização de fotos em escala cinza, restauração de foto antiga, correção de cor, amplificador de imagem e transferência de estilo.

A edição de vídeo, por outro lado, conta com todas as ferramentas básicas, como recorte, união e redimensionamento de mídias. Além disso, existem aquelas funções facilitadas pelo auxílio de inteligências artificiais, as quais poupam trabalhos manuais e cumprem tarefas automaticamente.

No caso das ferramentas que realizam tarefas avançadas, vale mencionar a remoção do plano de fundo, câmera extremamente lenta, amplificação de vídeo e estabilização de imagem. Tudo isso sem mencionar opções estéticas, como filtros, stickers, efeitos e um banco de mídias próprio do CapCut.

Vantagens do CapCut Online

Uma coisa é conhecermos quais são as ferramentas presentes no CapCut Online, mas outra bem diferente é saber se elas são úteis para a edição de vídeo, certo? Uma boa maneira de avaliar isso é considerando as vantagens proporcionadas pelo serviço, de acordo com os objetivos de cada usuário.

O primeiro ponto positivo é mencionado já no título do texto: a gratuidade. Ao contrário de serviços ou softwares similares, o CapCut Online é um editor de vídeo gratuito, sem o cadastro de dados de pagamento. Isso é positivo para quem não tem certeza se irá se adaptar às ferramentas do site.

Em segundo lugar está a eliminação de problemas de compatibilidade. Isso acontece porque o CapCut Online não precisa ser baixado ou instalado, o que significa que funciona em qualquer máquina. Computadores com os sistemas operacionais Windows, macOS e Linux são totalmente compatíveis.

Por fim, existe a facilidade no trato com as ferramentas. Embora as funcionalidades sejam completas, elas não têm um uso complexo, sendo acessíveis mesmo para quem nunca se aventurou na área. Tudo é encontrado de maneira instintiva e eventuais erros cometidos pelos usuários nunca são definitivos.

Como utilizar o CapCut Online

Depois de explicarmos o que o CapCut Online contém e quais são as suas vantagens, o último ponto restante nesta review é ensinar como utilizá-lo.

1 – Faça seu login

Os primeiros passos são fáceis: basta que os usuários visitem o site oficial e façam login. No primeiro acesso, é preciso criar uma conta na plataforma.

Não se preocupe: o cadastro no CapCut Online não pede informações pessoais, requerendo somente um endereço de e-mail válido, data de nascimento e a escolha de uma senha. Você pode também optar por conectar-se automaticamente a uma conta que já possua no TikTok, Facebook ou Google.

2 – Crie seu vídeo

Feito isso, a janela inicial do serviço mostrará todas as principais ferramentas em uma coluna do lado esquerdo.

Caso deseje ir direto para a edição, basta clicar em “criar novo vídeo”. Uma nova aba será aberta, onde você poderá enviar os arquivos originais e realizar todo tipo de edição de vídeo.

Você ainda pode escolher alguns modelos já prontos para editar e ir treinando ou até mesmo para usar em alguma coisa.

Por fim, a última etapa restante, após a finalização dos trabalhos, é a exportação. Você pode clicar em exportar, escolher o formato comum ou já pode usar a praticidade de enviar nas redes sociais.

Para este ponto, o CapCut Online também oferece conectividade com redes sociais, permitindo o download dos projetos no computador ou a postagem no Instagram, TikTok, Facebook e até mesmo um reels.

Veja que basta escolher onde quer compartilhar que seu vídeo já sai otimizado automaticamente para esse objetivo.

Na prática, todo o restante que você precisa saber sobre o CapCut Online se desdobra a partir da experiência prática. Lembre-se: não existe problema se fizer alguma edição incorreta. Independentemente das ferramentas que use, os arquivos originais que enviou continuam intactos.

Embora as utilidades práticas do CapCut Online tenham sido exploradas durante este texto, a sua aplicação depende das necessidades de cada usuário. Levando em conta a gratuidade do serviço e a sua compatibilidade com múltiplos sistemas operacionais e navegadores, resta apenas testar.

Ah, e aproveite para explorar os recursos de edição de fotos (que podemos deixar para um novo artigo, caso queiram), afinal, é tudo gratuito e bem intuitivo.

E você, já conhecia o programa?