TIM amplia cobertura 4G no Paraná

Sistema já está em testes para o lançamento oficial em Ponta Grossa

·
Atualizado há 9 anos

Dentro de seu plano de expansão de infraestrutura a TIM amplia a sua rede 4G no Brasil e traz o serviço para o município de Ponta Grossa.  Os testes para a operação do novo sistema iniciaram há cerca de 40 dias. Clientes com aparelhos e chips 4G já usufruem do sinal em grande parte da cidade.  Um dos pontos a ressaltar é que, mesmo expandindo a rede, a TIM mantém sua estratégia de não oferecer planos diferenciados e mais caros para a tecnologia de quarta geração.

Em Ponta Grossa a operadora ainda possui projeto para a expansão da cobertura e prepara a instalação de 14 novas antenas ainda em 2015. Os bairros Boa Vista, Cará-cará, Neves, Nova Rússia, Oficinas, Órfãs e Uvaranas são alguns dos que contarão com o reforço da cobertura da operadora. Além destes, a TIM instalará novas antenas e proverá cobertura rural 3G nos distritos de Itaiacoca, Biscaia, Guaragi e Passo do Pupo. Recentemente foi realizada a ampliação da capacidade da rede 3G na cidade e a cobertura de voz e dados no Distrito Industrial.

 No Paraná, a operadora também implantará a tecnologia de quarta geração nas cidades de São José dos Pinhais, Colombo, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu. Para isso, serão instalados mais 330 sites de transmissão de rede LTE em solo paranaense. O serviço já é comercializado em Curitiba e Londrina.

Com mais de 2 milhões de assinantes na sua base de 4G no país, inclusive no Paraná, a TIM pretende abranger mais de 52% da população urbana do país com cobertura LTE. “O futuro do mercado de telecomunicações está no serviço de dados. Hoje, quase metade da nossa base total de clientes utiliza a internet móvel e nossa receita de dados já responde por um terço da receita total”, afirma Carlos Eduardo Spezin Lopes, Diretor Comercial da TIM Sul (PR e SC).

No primeiro trimestre de 2015, a TIM investiu quase R$ 1 bilhão em infraestrutura no país, priorizando as coberturas das redes 3G e 4G. O foco constante na qualidade e no alcance da rede continua contribuindo para o significativo crescimento da receita com serviços de dados, que registrou aumento de 46% na comparação com os três primeiros meses de 2014. Atualmente, o número de usuários de dados chega a 34 milhões, um aumento de 27% em relação ao mês de março do ano passado. No Paraná a TIM é líder de mercado com 55,7% de participação.

Outros Investimentos

Entre outros grandes investimentos realizados pela TIM está a ampliação de sua rede 3G no Paraná que atualmente chega a 263 municípios, alcançando a marca de maior cobertura no estado. Para Carlos Eduardo Spezin Lopes, Diretor Comercial da TIM Sul (PR e SC), os investimentos – que também são feitos em pequenas e médias cidades – refletem a atenção da operadora de telefonia aos hábitos do consumidor moderno: “Esta grande evolução é fruto de muito trabalho, forte investimento e de parceria com o governo. Nosso desejo é trazer o que há de melhor, afinal, somos a empresa de telefonia escolhida pela grande maioria dos paranaenses e isso reforça nossa responsabilidade”, declara.

Entre as cidades paranaenses que passaram a contar com o serviço 3G da TIM neste semestre estão Cerro Azul, Morretes, Campo Magro e Piên (DDD 41); Imbaú, Foz do Jordão, Bituruna, Cantagalo, Palmital, Teixeira Soares e Ivaí (DDD 42); Sabáudia, Florestópolis, Jandaia do Sul, Prado Ferreira, São Pedro do Ivaí, Ariranha do Ivaí, Rio Bom, Novo Itacolomi, São José da Boa Vista, Rosário do Ivaí, Nova Santa Bárbara, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santo Antônio do Paraíso, Ribeirão Claro e Tomazina (DDD 43). Na região do DDD 44 foram contempladas Iracema do Oeste, Santa Mônica, Cruzeiro do Sul, Santo Antônio do Caiuá, Mamborê, Alto Paraíso, Francisco Alves, Porto Rico e Terra Roxa. Já no DDD 45 passaram a ser atendidas Santa Terezinha do Itaipu, Braganey, Missal, Ramilândia, Diamante do Sul, Mercedes e Ouro Verde do Oeste. No DDD 46 receberam a tecnologia os municípios de Sulina, Salgado Filho, Bom Jesus do Sul, Pinhal de São Bento, Salto do Lontra, Bela Vista da Caroba e Pranchita.

Na região dos Campos Gerais, a TIM está ampliando sua infraestrutura e o projeto envolve novos sites (antenas) 3G em Castro (3), Guamiranga (1), Ipiranga (1), Irati (3), Imbituva (3), Ortigueira (4), Palmeira (2), Ponta Grossa e distritos (21), Prudentópolis (4), Reserva (4), São João do Triunfo (2), Teixeira Soares (3), Telêmaco Borba (1), Tibagi (2), Ventania (2). Também receberão reforço de capacidade sites nas cidades de Arapoti, Castro, Irati, Jaguariaíva, Piraí do Sul, Ponta Grossa e Reserva.

Outro município a receber investimentos é Carambeí com a construção e ativação de um novo site no distrito de Catanduvas.