Webcams somem do mercado

Acessório se tornou raridade nas lojas físicas e online

·
Atualizado há 4 anos

Foto: ASUS
Foto: ASUS

 

Se você não precisou deste produto, provavelmente nem deve estar sabendo, mas as webcams simplesmente sumiram do mercado. A demanda foi tanta que se você precisa desse pequeno aparelhinho que fez tanto sucesso no seu lançamento em meados dos anos 90 e que ganhou popularidade para uso principalmente no MSN e Skype, agora em 2020 não vai ser tão fácil de encontrar.

A webcam é uma câmera de vídeo conectada ao computador que capta imagens.  Pode ser usada para videoconferências, monitoramento de ambientes, conversas por vídeo chamada, entre outras atividades.

Como todos estamos vivenciando, devido a pandemia do Coronavírus, muitas atividades se tornaram digitais. Cursos, aulas, reuniões, trabalhos e atividades físicas. Grande parte do nosso dia a dia migrou para a web e assim o uso pela webcam cresceu exponencialmente, bem como a procura pela compra do acessório.

O uso da câmera ligada é obrigatório em algumas atividades, sendo assim, quem não tem uma câmera acoplada ao notebook, por exemplo, precisou adquirir o acessório, que é vendido separadamente.

Aqui no Vale do Iguaçu, as lojas de informática estão com o estoque zerado e à procura de fornecedores, pois a busca por parte da clientela continua crescendo. Na internet, as pesquisas pelo produto aumentaram cerca de 350%, segundo o site Zoom, plataforma de comparação de preços.

Os relatos de usuários é que as webcams que sobraram no mercado, que foram pouquíssimas, tiveram seus valores inflados. A maioria das câmeras que se encontra para compra online, são vendidas com prazos maiores que um mês para a entrega, pois são produtos que serão importados.