Enfraquecimento do El Niño e possível chegada do La Niña, segundo Inmet

·
Atualizado há 3 meses

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou suas projeções climáticas para os próximos meses, indicando um enfraquecimento do fenômeno climático El Niño e a possível ocorrência do La Niña no segundo semestre, com uma probabilidade de 50%.

Estas previsões foram apresentadas no relatório mensal do Inmet, elaborado em colaboração com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

De acordo com o relatório, a intensidade do El Niño, atualmente classificada como forte, deverá diminuir a partir de abril. O Inmet projeta que as condições do El Niño persistirão até abril de 2024, com uma probabilidade de 98%, após o qual o fenômeno deverá variar de moderado a fraco. As temperaturas devem atingir a neutralidade entre abril e junho, com uma probabilidade de 66%.

Para o segundo semestre, o Inmet estima uma probabilidade acima de 50% da ocorrência do fenômeno climático La Niña.

Em relação ao armazenamento de água no solo, as chuvas registradas nos últimos meses contribuíram para aumentar os níveis de umidade em grande parte do Brasil, especialmente no sul da Região Norte e em áreas da região central do país.

O Inmet observou uma manutenção da umidade no solo para o mês atual, com previsão de elevados níveis de umidade na maior parte da Região Sul. Entretanto, não são esperados aumentos significativos nos níveis de água no solo nas partes central e leste da Região Nordeste, noroeste da Região Norte e norte da Região Sudeste.