3º BPM passa a utilizar etilômetro passivo em fiscalizações de trânsito

Novo modelo de bafômetro indica se o condutor ingeriu bebida alcoólica somente através da aproximação

·
Atualizado há 5 anos

(Fotos: Polícia Militar/Divulgação).
(Fotos: Polícia Militar/Divulgação).

Desde sábado, 12, o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Canoinhas passou a utilizar um novo tipo de bafômetro: o etilômetro passivo.

O equipamento, adquirido através do Convênio da Polícia Militar (PM), Prefeitura de Canoinhas e Polícia Civil, é capaz de mostrar se o motorista ingeriu bebida alcoólica sem a necessidade de utilização dos tradicionais bocais, utilizados nos etilômetros  convencionais, proporcionando assim maior agilidade nas operações e economia de recursos públicos.

Novo modelo de bafômetro que está sendo utilizado em Canoinhas
Novo modelo de bafômetro que está sendo utilizado em Canoinhas

Após o motorista assoprar na direção do aparelho, o etilômetro passivo é capaz de indicar se o condutor fez ou não uso de bebida alcoólica. Caso o resultado seja negativo, ou seja, zero miligramas de álcool por litro de ar expelido, nenhuma luz acende e o motorista é liberado. Quando o valor for maior que 0,01 miligrama de álcool por litro de ar expelido, uma luz vermelha acende e o motorista é convidado a fazer o teste no etilômetro tradicional.

De acordo com a PM, o novo aparelho será utilizado na triagem dos condutores abordados, pois os motoristas que não indicarem qualquer vestígio de álcool serão liberados rapidamente.

Durante o final de semana, o equipamento já foi utilizado em Canoinhas nas operações de trânsito, sendo que para os condutores cuja luz vermelha acendeu foi oferecido o etilômetro convencional, porém, ambos recusaram o teste. Consequentemente foi emitido o auto de infração pela recusa.