CAMINHOS DO CONTESTADO: Amplanorte lança nova região turística

Roteiro turístico abrange 13 municípios catarinenses, como Porto União, Matos Costa, Canoinhas e Calmon

Casarão Domit, em Irineópolis, faz parte do roteiro turístico da região (Foto: Reprodução/Caminhos do Contestado).
Casarão Domit, em Irineópolis, faz parte do roteiro turístico da região (Foto: Reprodução/Caminhos do Contestado).

Nesta terça-feira, 12, em Mafra, a Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) lança oficialmente a nova região turística de Santa Catarina, Caminhos do Contestado.

A nova região que já foi incluída pelo Ministério do Turismo no Mapa do Turismo Brasileiro (2019-2021) conta com 13 municípios: Mafra, Itaiópolis, Porto União, Major Vieira, Canoinhas, Papanduva, Monte Castelo, Timbó Grande, Três Barras, Irineópolis, Bela Vista do Toldo, Matos Costa e Calmon.

Os municípios que fazem parte do Roteiro Turístico têm muitas histórias em comum. Eles foram palco do Tropeirismo e a Guerra do Contestado, eventos que moldaram sua identidade, através do mosaico formado por diferentes etnias com suas culturas, gastronomia e arquitetura.

A presidente do IGR Caminhos do Contestado, Viviane Bueno, demonstrou interesse na expansão da região. “Hoje estamos iniciando essa nova região com 13 municípios e queremos chegar entre 20 e 25 municípios”, explica.

Para Viviane, mesmo com as dificuldades que o território passou em sua formação histórica, ele apresenta uma cultura muito rica.

“A região sofreu muito com a Guerra do Contestado e a divisão de território, mesmo assim, tem um povo trabalhador, pessoas que tem uma história muito bonita e uma cultura a ser preservada e, agora, está na hora de consolidar a cultura e o turismo na nossa região”.

Segundo o presidente da Amplanorte, Orildo Severginini,  o trabalho futuro será pelo fortalecimento da região enquanto destino turístico.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta