Festa de tradições germânicas em São Bento do Sul recebe 23 mil pessoas

·
Atualizado há 8 meses

A Schlachtfest é a mais autêntica festa de tradições germânicas de São Bento do Sul. A última edição, que aconteceu entre os dias 7 e 10 de setembro, recebeu 23 mil pessoas, um aumento de 6,97% em relação ao ano passado. O número fica ainda mais expressivo se for considerado o desfile nas ruas centrais da cidade, que estavam lotadas de são-bentenses e turistas. A cidade, localizada no Planalto Norte, registrou uma alta ocupação de hotéis, aqueceu o comércio com a venda de produtos típicos e regionais e possibilitou a contratação de serviços.

Durante a Schlachtfest, mais de 30 grupos musicais, folclóricos e bandas animaram o público. No desfile típico, mais de 2.000 pessoas se apresentaram e levaram a alegria às ruas de São Bento do Sul. A gastronomia foi um dos destaques da festa, oferecendo receitas originais alemãs e agradando o público pelo sabor dos pratos e lanches. O consumo de chopp deste ano também registrou um leve crescimento, somando 28.800 litros de diversos sabores, servidos por três cervejarias.

O evento aconteceu na estrutura da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento e o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, (Sicos), Silvio Dreveck, participou do encontro. Para ele, a festa além de servir como divulgação da cultura da região, movimenta a economia da cidade e, consequentemente, do Estado. “O povo de São Bento do Sul é trabalhador e muitos empreendedores e empresários locais ajudaram a formar a festa como ela é conhecida hoje em dia, é uma forma de gerar renda para a população e, consequentemente ao Estado”, enfatiza Dreveck.

Schlachtfest
Foto: SECOM

O presidente da Sociedade Ginástica destaca que, mais importante que superar números, é oferecer uma festa alegre, saudável e segura à comunidade e aos turistas. A ampliação da área coberta do Biergarten, com mais espaço para mesas, e a implantação do cartão de consumo, facilitando o acesso aos caixas e ao consumo, trouxeram maior conforto e tranquilidade.

“Foi uma festa maravilhosa, onde novamente celebramos a cultura germânica, reunimos as famílias, atraímos turistas e movimentamos a economia da cidade. Agradecemos a todos que participaram, mantendo a Schlachtfest original e representativa na história de 150 anos de São Bento do Sul”, avalia Loacir Gschwendtner.

Sobre a Schlachtfest

A contagiante alegria das festas germânicas invade São Bento do Sul durante a Schlachtfest! Músicas típicas, apresentações folclóricas e musicais, farta gastronomia e delicioso chopp atraem milhares de são-bentenses e turistas. Considerada como a autêntica festa de tradições germânicas, a Schlachtfest sabe como unir cultura e diversão.

Schlachtfest
Foto: SECOM