Melhores atrações para turistas em Curitiba

·
Atualizado há 6 anos

Fonte: RodrigoMullhercwb/Pixabay
Fonte: RodrigoMullhercwb/Pixabay

A região sul do Brasil é famosa pela quantidade de cidades turísticas, que vão desde as belas praias de Santa Catarina e seu parque temático Beto Carreiro, à história e tradição do Rio Grande do Sul e sua charmosa Gramado, até as impressionantes cataratas de Foz do Iguaçu. Porém, neste artigo vamos falar de uma das cidades mais famosas e visadas da região, e que figura entre as mais importantes do país, Curitiba. 

A capital do Paraná sempre foi conhecida carinhosamente como a “Europa Brasileira” por causa das suas ruas largas e estilo arquitetônico – resultados da influência direta da colonização europeia. A cidade sempre chamou atenção dos turistas, sendo a 3ª cidade brasileira mais procurada por estrangeiros, e já recebeu as alcunhas “Cidade Modelo” e “Cidade Sorriso”. Também é conhecida por ser muito arborizada, e isso não é por acaso, uma das principais preocupações dos administradores locais é garantir o desenvolvimento em conjunto com o meio ambiente. Isso garantiu à Curitiba mais um título para a lista, o de “Capital Ecológica”, além de ser classificada como uma cidade totalmente autossustentável – uma conquista e tanto para uma cidade que possui quase 2 milhões de habitantes. 

Curitiba também é famosa pelas atividades e espaços culturais – tanto que em 2003 recebeu o título de quarta Capital Americana da Cultura – e museus, o mais célebre deles sendo o Novo Museu de Oscar Niemeyer. A obra arquitetônica, que possui a segunda maior estrutura com vão no país, foi apelidada de “museu do olho” por ter um formato que lembra muito o de um olho humano. Acompanhado de outras várias atrações que trazem mais de 4 milhões de turistas de várias regiões do país e de fora dele todo ano, a capital do Paraná é o epicentro de vários eventos, desde os mais culturais como a Bienal do Livro até sendo sede de um dos eventos do maior torneio de poker do Brasil, a BSOP (Brazilian Series of Poker). Em qualquer época tem alguma coisa acontecendo na cidade, assim pode-se facilmente dizer que seus habitantes nunca ficam entediados. 

Fonte: Augusto Janiscki/Wikimedia
Fonte: Augusto Janiscki/Wikimedia

Outra atração que reflete bem o espírito ecológico da cidade é o Jardim Botânico. Com uma área aproximada de 240.000m² de muito verde, é possível encontrar uma variedade enorme de plantas típicas da região. Dentro da estufa principal, que foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres e construída em uma armação de ferro e fechada com vidros – e hoje é um dos principais símbolos postais deste município – se encontra uma diversificada flora tropical. Enquanto que do lado de fora, os tapetes de flores chamam a atenção de quem passa pelo parque. Toda essa beleza natural e arquitetônica, em conjunto com as fontes ao estilo clássico francês, dão um charme único para o local que faz jus à sua fama. 

Outro ponto que figura nos cartões-postais de Curitiba é a Ópera de Arame. A estrutura metálica circular feita com tubos de aço e de teto transparente abriga um teatro, onde acontecem apresentações tanto populares como espetáculos clássicos. A vista do local também é outro atrativo já que a construção faz parte do Parque das Pedreiras e se situa ao lado da Pedreira Paulo Leminski, outro palco de eventos ao ar livre. 

Já para quem gosta de um pouco de história, o Palácio Garibaldi é uma ótima opção. Situado no centro histórico da cidade, o prédio tem uma enorme importância para a cultura local, pois foi utilizado como sede da Organização Garibaldi no início do século. Esta tinha como objetivo unir os imigrantes italianos na cidade sob o mesmo ideal que levou Giuseppe Garibaldi a lutar pela unificação da Itália e pela Revolução Farroupilha. Durante a Segunda Guerra Mundial o palácio foi desapropriado pelo governo e passou a ser a sede do Tribunal Regional Eleitoral e também Palácio da Justiça. Hoje o local é utilizado para eventos e celebrações. Sua arquitetura neo-clássica faz os visitantes pensarem que estão em alguma cidade européia. 

Fonte: JeffBelmonte/Flickr
Fonte: JeffBelmonte/Flickr

Para conhecer um pouco mais sobre a cultura local é sempre preciso viajar um pouco ao seu passado, e no caso de Curitiba, os imigrantes contribuíram muito para o desenvolvimento da cidade. No parque Tingui é possível encontrar um memorial em homenagem aos imigrantes ucranianos que chegaram no fim do século 19. Estima-se que até o começo do século XX mais de 45 mil ucranianos se instalaram na região, além dos italianos, alemães e poloneses. No memorial é possível encontrar réplicas de construções típicas, exposições permanentes e até uma loja onde é possível comprar produtos tradicionais. 

A maior cidade do sul do Brasil oferece uma enorme variedade turística que possibilita aos seus visitantes conhecer um pouco mais sobre a cultura local e entender as bases que ajudaram a formas o que a cidade é hoje, um exemplo no cenário nacional e até internacional.