PALESTRA: “É possível sim começar do zero um negócio da área de turismo”

Quem afirma é Wilson Miguel, palestrante especialista no desenvolvimento do Turismo Sustentável

Representantes da vários ramos ligados ao turismo participaram da palestra
Representantes da vários ramos ligados ao turismo participaram da palestra

“Sim, sou um entusiasta do turismo. Minha admiração pelo assunto começou por acaso e já estou neste ramo há 20 anos”. A frase foi dita por Wilson Miguel, pessoa que respira o turismo quase que 24 horas por dia. São leituras. Selfies nos mais variados estados brasileiros e um desejo: fomentar o turismo sustentável, tema que o consagrou como o primeiro palestrante especialista no assunto com 137 participações para o currículo. Também é CEO do Grupo Eco & Eco e, em parceria com o setor público e privado da cidade de Itá (SC), desenvolve uma série de ações para alavancar o turismo. É empresário há 27 anos, graduado em Marketing e Pós-Graduado em Gestão Ambiental (Unicamp).

Na ocasião, nesta quarta-feira, 10, a convite da Associação de Turismo e Meio Ambiente (Atema) de União da Vitória, Wilson Miguel ministrou uma palestra com o tema “Faça seu projeto Turístico sem precisar investir o seu dinheiro”. O evento aconteceu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), cujo ingresso foi um quilo de alimento não perecível a ser destinado para uma entidade filantrópica do Vale do Iguaçu. O público foi formado por empresários e aficionados pelo assunto.

Wilson Miguel apresentou alternativas para fomentar o setor do turismo
Wilson Miguel apresentou alternativas para fomentar o setor do turismo

Também, durante a sua estada pela cidade, a qual visitou União da Vitória pela primeira vez, e se vislumbrou com o Morro do Cristo, o palestrante concedeu entrevista para a CBN Vale do Iguaçu, onde esteve acompanhado pela Presidente da Atema, Arceli Fudal. Em suma, explanou sobre como o turismo pode ser um instrumento de educação ambiental através de cases de sucesso pelo Brasil, onde citou a cidade de Itá (SC), como referência neste segmento.

Apresentou também os projetos de incentivo ao turismo local que podem caminhar juntos, com retorno financeiro para o município e o cuidado e preservação com o Meio Ambiente. Além disso, ao mencionar os cases, lembrou que “é possível começar do zero um negócio da área de turismo”, onde coloca que o Brasil é muito bem servido de espaços naturais. “O que eu percebo é que as pessoas querem sentir o ar da natureza, tirar uma fruta do pé e desfrutar de um espaço tranquilo e longe de grandes centros”.

Presidente da ATEMA, Árceli Fudal
Presidente da ATEMA, Árceli Fudal

Turismo Sustentável

O conceito de turismo sustentável se apoia em três pilares essenciais: o pilar ambiental: por exemplo, a conservação da natureza onde estiver alojado; O pilar econômico: o apoio aos negócios locais; O pilar social: por exemplo, o apoio aos projetos culturais locais.

Social

Para a participação na palestra, foi sugerido a doação de um quilo de alimento não perecível, destinado ao Abrigo Santa Clara. O espaço atende mulheres com sofrimento psíquico, algumas com esquizofrenia, Depressão, Bipolaridade e Demência.

SERVIÇO:

Associação Casa de Apoio Santa Clara (ACASC) – Abrigo Santa Clara

Rua Horácio Ribeiro, 1400 – Bairro São Sebastião – União da Vitória.

Fone: (42) 3524 7719; (42) 99446718

Presidente da ATEMA, Árceli Fudal com as irmãs Franciscanas, responsável pelo Abrigo Santa Clara
Presidente da ATEMA, Árceli Fudal com as irmãs Franciscanas, responsável pelo Abrigo Santa Clara

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta