A Paraná Turismo adotou nova estratégia para apresentar os atrativos do Estado a outros países. Nas duas últimas semanas, foram feitas visitas a operadoras de turismo em Assunção, no Paraguai, e também à representação da Embaixada do Brasil no país vizinho.
A autarquia paranaense também recepcionou jornalistas especializados e influenciadores digitais da América Latina. O diretor-presidente, Irapuan Cortes, disse que esses encontros são fundamentais para identificar o perfil de possíveis turistas de outros países. “A Paraná Turismo estabeleceu como estratégia a realização de encontros com o trade turístico para conseguir identificar o perfil de possíveis turistas”, disse.
A reunião com as operadoras de Assunção (Paraguai) foi online e contou com a participação de representantes das Instâncias de Governanças Regionais (IGRs). As conversas devem avançar em novo encontro, já agendado, no Festival das Cataratas, programado entre os dias 30 de novembro a 2 de dezembro deste ano, em Foz do Iguaçu.
Os participantes também decidiram que um grande evento será realizado na Embaixada Brasileira, localizada na capital paraguaia, ainda sem data definida, com intuito de divulgar o potencial turístico do Estado do Paraná.
NOVAS ROTAS
Segundo a diretora de Marketing da Paraná Turismo, Patrícia Gusso, além do perfil dos turistas, essa aproximação com o país vizinho vai permitir identificar a necessidade de rotas e pacotes turísticos mais favoráveis ao mercado.
“Tendo em vista a proximidade do Paraguai com o Paraná, muitos turistas podem vir de carro. Assim, acreditamos poder fazer um bom trabalho no desenvolvimento do turismo internacional, começando pelo Paraguai, e aí estender a outros países, como a Argentina, por exemplo”, afirmou.
A representante da Agência de Desenvolvimento da Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, Sara Fernandes Moraes, aprovou a nova estratégia do governo estadual. “A Adetur Cataratas achou excelente a iniciativa de aproximar as regiões turísticas de um mercado tão promissor como é o paraguaio. É, também, uma ação importante neste momento de retomada das atividades pós-pandemia”, afirmou.
“As opções de turismo no Paraná vão além do que o público paraguaio já conhece, como Foz do Iguaçu e o Litoral do Estado. Queremos estimular o turista a explorar o Paraná em pequenas viagens e outros destinos”, comentou Pedro Cavalcante, diplomata do setor de promoção comercial da Embaixada do Brasil em Assunção.
DIVULGAÇÃO
O potencial turístico do Paraná foi apresentado a jornalistas de turismo e influenciadores digitais da América Latina durante sete dias. Eles realizaram o chamado “Press Trip Paraná”, visitando atrativos turísticos e também conhecendo a cultura e gastronomia local de Curitiba, Ponta Grossa, Morretes, Ilha do Mel e Foz do Iguaçu.
O jornalista Mauricio Barrantes, do Publimetro, jornal gratuito da Colômbia e considerado um dos mais importantes do mundo, disse ter ficado impressionado com a capital do Estado pelo transporte e ações sustentáveis e, também, com atrativos naturais que o Estado oferece. “Gostei do Paraná pelo contato com a natureza. Lugares como o Buraco do Padre e as Cataratas do Iguaçu são realmente impressionantes”, afirmou.
O turismo de natureza também foi destacado por Carlos Andrés Montes, do jornal El Espectador, também da Colômbia, o veículo de comunicação mais antigo do país. “O que mais gostei de conhecer no Paraná foi a diversidade de espaços e atrativos com explorações do turismo de natureza”, disse.