Porto União e União da Vitória vão trabalhar em parceria no turismo local

·
Atualizado há 11 anos

reuniãoVisando formar as redes empresariais, promover e comercializar os produtos num trabalho conjunto, o Setor de Turismo de União da Vitória tem recebido o auxílio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR), desde 2008. Nos últimos cinco anos a empresa tem ofertado treinamento e aproximado os detentores de equipamentos turísticos e o resultado tem sido positivo. Um exemplo, é que nesse período, o número de grupos de turistas que visitam o município, por exemplo, saltou de cinco para 23 por ano.

A partir desses avanços, União da Vitória busca uma parceria inédita com Porto União. Nesta ação, apoiada pelo Conselho Municipal de Turismo (Codetur), as duas secretarias municipais visam utilizar tanto a Maria Fumaça (Locomotiva 310), quanto os demais equipamentos com potencial frente ao setor.

Papel do Sebrae

A agente de projetos da Entidade (Regional de Pato Branco), Nádia Terumi Joboji, conversou com o Trade (grupo) Turísticos e secretários de ambos os municípios, nesta semana.

Na oportunidade, ela apresentou ao grupo o novo programa do Sebrae ‘Agente Local de Inovação’, que objetiva trabalhar a gestão de inovação na empresa, tanto individual quanto coletiva. Esses serviços irão desde a oferta do produto até a constituição de clientela, visando qualificar cada empresário dentro da sua necessidade especifica.

Nádia enaltece a união do grupo, fruto dos programas oferecidos e do apoio incondicional da prefeitura, segundo ela. “Os empresários não trabalhavam em conjunto e hoje trabalham em parceria e um vende o produto do outro”, disse.

Outra inovação é a participação em feiras e eventos de negócios. “O resultado se apresenta tanto no coletivo quanto no individual”, acrescenta.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo de União da Vitória, Antonio Oscar, lembra que, a prefeitura já tem certo um investimento de R$ 600 mil para o setor, e que, esse recurso deverá ser destinado para a reforma da Maria Fumaça, conforme apontamento do Codetur. “O apoio do prefeito Pedro Ivo é fundamental para o setor crescer”, acrescenta.

Visão de turista

Nádia observa que, União da Vitória dispõe de uma estrutura constituída, com transporte, locais para comer bem, se hospedar e passeios organizados por agências. E entende que, o destaque dado a União da Vitória, se deve a esse conjunto de fatores e ressalta o trabalho do departamento de turismo do município.

Locomotiva 310

Sobre a Maria Fumaça, a agente de projetos diz que é um patrimônio muito rico e lembra que será a única em funcionamento no Estado, sendo mais um produto forte da região para atrair um número maior de turistas.

Em relação aos serviços, Nhoatto defende que, é necessário profissionalizar para fortalecer o setor. E o secretário de Cultura e Turismo de Porto União, José Carlos Gonçalves, não apenas concordou como disse que Porto União vai incluir os produtos de União da Vitória em seu folder de divulgação turística (União da Vitória já faz isso em seus materiais de divulgação).

De antemão, José Carlos observou que cerca de dois mil dormentes precisam ser trocados e Nhoatto salienta que a Locomotiva também precisa de vários reparos que serão apontados num laudo a ser feito em breve.