Operadoras de turismo estimam R$ 1,1 milhão em rodadas com pequenas empresas

Ações realizadas no Salão Paranaense de Turismo divulgaram roteiros e empreendimentos turísticos do Paraná para agentes de viagens do País

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Atualizado há 5 anos

(Foto: Cleber Patricio / Sebrae/PR).
(Foto: Cleber Patricio / Sebrae/PR).

Representantes de operadoras de turismo de todo o País que participaram de rodadas de negócios realizadas pelo Sebrae/PR e pela Fecomércio PR durante o 25º Salão Paranaense de Turismo, nos dias 3 e 4 de maio, em Curitiba, estimam mais de R$ 1,1 milhão em negócios realizados com 30 empresas paranaenses que possuem o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná. Além disso, 70% dos compradores afirmaram que têm a expectativa de estabelecer negócios já nos próximos 12 meses.

As rodadas integraram uma série de ações promovidas pelo Sebrae/PR e parceiros para impulsionar o turismo no Estado, tanto para o consumidor final quanto para o público profissional. “Esse é um resultado muito satisfatório porque mostra que conseguimos atingir nosso objetivo ao aproximar essas operadoras de turismo e as empresas certificadas pelo Selo Qualidade no Turismo. O Paraná tem um grande potencial turístico em relação a lazer, a negócios e eventos e é isso que pudemos demonstrar para os agentes de viagens de todo o País durante esses últimos dias”, afirma a consultora do Sebrae/PR, Patricia Albanez.

Além das rodadas de negócios, operadores de turismo vindos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília participaram de diversas ações como um roteiro turístico (famtour) pelos principais destinos de Curitiba e do litoral paranaense, bem como de visitas técnicas a empresas que têm como base de competitividade a inovação, tecnologia e gestão.

A programação apresentou na prática as principais ofertas em relação a destinos, produtos e serviços, além de colocar compradores em contato com os empreendimentos. Segundo Sidney Linhares, diretor da Delbianco Travel Experience, com sede no Rio de Janeiro, Curitiba já era um destino de sua agência, mas não estava entre os principais. Com as ações de turismo na cidade, ele acredita que esse cenário pode ser modificado. “A participação nesses eventos veio para facilitar e melhorar nossa apresentação sobre a cidade. Estamos tendo contato com produtos e destinos que, normalmente, não conhecíamos e não teríamos condições de oferecer. Por isso, o saldo é muito positivo”, afirma ele.

Já Camila Queiroz, coordenadora de eventos da Kontik Viagens, empresa com sede em Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, também reforçou a qualidade dos produtos. “Tivemos a oportunidade de estar mais próximos, entender suas atividades e pegar os contatos. São pelo menos quatro empresas com quem eu tenho interesse em montar produtos. São todas muito capacitadas e com boas ofertas”, avalia ela.

A sócia-proprietária dos hotéis Blumenau e Miller Flat, em Curitiba, Alexane Salles, participou das rodadas e se mostrou muito satisfeita com os negócios realizados. Segunda ela, seus hotéis atendem a uma demanda muito procurada na cidade, especialmente, nos fins de semana: a de oferecer serviços básicos com um bom custo-benefício. Alexane afirma que as rodadas devem impulsionar as parcerias com operadoras de turismo.

“A gente queria conhecer essas operadoras, entender suas necessidades e como elas pretendem vender a cidade para oferecermos os melhores produtos e parcerias. Encontramos operadoras que podem se tornar clientes e, pelo menos com duas delas, vamos conseguir fechar negócios a curto prazo”, comemorou.

Rodadas com influenciadores

As empresas com o Selo de Qualidade no Turismo também tiveram a oportunidade de realizar uma rodada com jornalistas e influenciadores de turismo de todo o Estado. A ação tinha como objetivo contribuir para que as empresas pudessem atingir o público final. As conversas permitiram que houvesse a troca e o compartilhamento de atividades e de interesses comuns, além de criar um canal de contato com nomes de influência nesse mercado.

Carlos Eduardo Ramos, sócio-diretor do Hotel Fazenda Itáytyba Ecoturismo, de Tibagi, participou da rodada e enalteceu a importância de ter um contato direto com os influenciadores. Segundo ele, a interação com esse público está se tornando cada vez mais essencial para o sucesso de seu empreendimento. “Os consumidores estão buscando cada vez mais referências através de pessoas, como os influenciadores, que já viveram as experiências em um determinado serviço ou produto. Já trouxemos alguns blogueiros e o pessoal de redes sociais e foi muito produtivo. Até agora, pelo que conversei, todos eles foram feitos para o meu hotel”, enaltece ele.

As donas da página no Instagram Hashtag Curitiba, Lorena Oliva e Livia Pulcherio, ressaltaram a importância de estarem em contato com empresários e executivos do setor de turismo. O networking, segundo elas, possibilitará a elaboração de novos conteúdos para suas redes sociais. “Essa foi uma oportunidade única para a gente. Tivemos contatos muito interessantes e conhecemos diversos roteiros e empreendimentos que não conhecíamos como roteiros rurais, pousadas e hotéis. Podemos fazer diversas parcerias interessantes a partir disso”, finaliza.