VIAJANDO PELO MUNDO: Em nove meses, 13 países

Casal largou tudo para conhecer o planeta. Na bagagem, sobram histórias e experiências para compartilhar

Atualizado há 5 anos

A cerimônia de casamento foi logo no início da viagem, em Roma (Fotos: Divulgação).

De repente, eles fizeram as malas. Na troca de olhares, entenderam que era hora de partir. Partiram com tudo! Prontos para voar, velejar, caminhar, enfim, conhecer o mundo. Foi assim, possuídos por um espírito livre e libertador, que o casal, Lediany Forostecki, natural de União da Vitória e Alecsandro Horostecki, de Chapecó, decidiram conhecer o planeta. Em nove meses, já carimbaram o passaporte em 13 países.

9 meses de viagem, 13 países, 2 continentes, 34 cidades, 8 empresas áreas, em média, 30 dias em cada País, inúmeros meios de transporte

Unidos pelo amor e pelo espirito aventureiro, se casaram em 2018, sozinhos, na Itália, desfrutaram de uma linda lua-de-mel e com os pés nos chãos e contas pagas, encararam os desafios e as alegrias das viagens mundo afora. Quer saber mais? Pegue sua xícara de café e se delicie com as narrativas do casal. Aqui, nas páginas de O Comércio, está a reprodução em texto da entrevista concedida por eles à rádio CBN Vale do Iguaçu.

CBN_clique_e_ouça_970x250

Eles largaram tudo

“Nos conhecemos há cerca de um ano, um ano e meio e na minha pesquisa sobre a árvore genealógica da minha família, descobrimos que éramos parentes distantes”. Começou assim, segundo Alex, que pediu para ser chamado assim na entrevista.

Logo, houve o primeiro contato, ainda tímido, na tentativa de entender suas origens, exatamente lineares. “Somos primos distantes”, riem. “Começamos a conversar e descobrimos nossa paixão pela viagem. Estávamos em momentos de mudar nossas vidas”, conta Ledy, que também preferiu ser chamada assim, pelo nome diminuto.

A viagem dos dois começou ali. Mas antes, com um plano, onde tudo foi perfeitamente calculado e (aqui uma importante lição!) não contar para ninguém sobre o projeto. “Ficamos um ano planejando e para todos que a gente falava, as pessoas falavam que não iria dar certo. Escondemos de todos. A ideia era supostamente ir para a Europa e tentar a vida lá. Foi isso o que eu iria falar para a família para poder sair do País”, contou Alex que, para ir mesmo, deixou tudo, até mesmo sua sociedade em um escritório de engenharia.

CASAMENTO EM ROMA

Eles se casaram no Brasil, dois dias antes de iniciar a jornada pelo mundo. E a cerimônia de casamento foi em Roma, com uma celebração linda, realizada apenas para eles, sem convidados. “Tudo começou meio de brincadeira. A Ledy tem uma amiga fotógrafa em Roma. Organizamos tudo. Fizemos um casamento num parque. As fotos são da amiga da Ledy, que tem autorização para realizar a cerimônia. De lá, fomos para essa vinícola. Escolhemos um parque lindo em Roma para as fotos. Foi algo dos sonhos. Jamais imaginamos começar tão bem assim”, contam.

O orçamento também foi importante. Contudo, de tão bem pensado e organizado, o casal que esperava ter dinheiro apenas para seis meses de viagem, ficou nove fora de casa – e ainda sobrou grana para meio ano no Brasil. Claro, no meio do caminho, surgiram as parcerias, o que garantiu a folga no bolso.

A aventura começou e chegou em um momento em que se tornou impossível não contar a verdade. “Fomos primeiramente para a Itália e aí, ligávamos para a família e a gente contava que estávamos na Espanha, aí, em outro lugar. Teve uma hora em que precisou contar. Contamos que decidimos ter um canal de viagem e percorrer pelo mundo, mostrando que era real e possível”, conta, Ale. “Quando contamos já estava tão construído e dando certo que os amigos e familiares entenderam que era possível mesmo”, completa Ledy. E aí, mais uma lição: “Tem uma frase que diz que para se conhecer alguém, tem que passar uma viagem junto”, sorri Ledy.

DE MOCHILA?

Sim, o casal foi de mochila com uma mala junto, de mão. A ideia não era ser mochileiro, de fato, tampouco um viajante propriamente dito. Foi preciso praticar o desapego, já que por não ter como carregar tudo na mão, não dava para comprar tudo – e nem trazer lembrancinhas para os amigos e familiares.

Na bagagem, nenhum dos dois levou o medo e a insegurança. Nada, nem a língua, nem o dinheiro. Para Ledy, o maior desafio foi ficar longe dos amigos e da família. “Mas, o maior desafio foi o de se desafiar, de se superar. Estávamos felizes, mas queríamos mais da vida”, conta Ledy. “Era um sonho de busca, não de fuga”, completa Alê, fluente em cinco idiomas, mas que teve dificuldades na Ucrânia, por exemplo, diante de uma língua tão complexa. Curiosamente, para eles, foi o País que mais gostaram de conhecer. “Um povo receptivo, tem praia, tem montanha, é barato”, sorriem.

O casal iniciou a viagem em novembro de 2018 e retornou ao País após nove meses pelo mundo. Agora, eles ficam um tempo no Brasil e retornam, para uma segunda jornada. “Conhecemos muita gente em uma feira internacional na Espanha e lá conversamos com muitos representantes do turismo da América Central. Então, nossa segunda temporada será ali e talvez, Estados Unidos, Canadá. É nossa ideia central”, antecipa, Ledy.

Antes, o casal acompanha um grupo de turismo do Vale para o Egito e Líbano.

UM UNIVERSO CHAMADO VIAGEM

No Instagram, o canal universodaviagem tem 105 mil seguidores. É ali, em álbuns recheados com fotografias dos lugares já visitados, que o casal dá dicas de viagem, de hospedagem e de roteiros. “Vimos que estávamos certo quando recebemos um convite de um hotel e não nós tínhamos ido atrás”, conta, bem-humorado, Alê.

Aos poucos, o projeto foi sendo lapidado e nasceu ali no canal, a ideia de contar uma pequena história do hotel onde o casal ficou, do lugar onde passaram. E finalmente, o foco encontrado: mostrar ao mundo o que é bonito –e possível de se conhecer.