Divulgado edital de novo concurso para o IBGE

Ao todo, serão abertas mais de 204 mil vagas destinadas a qualquer candidato com Ensino Médio para o Censo Demográfico deste ano; provas serão realizadas nos dias 18 e 25 de abril

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira, 18, os processos seletivos simplificados para o Censo Demográfico 2021. Serão oferecidas vagas temporárias de recenseadores e agentes censitários para quase todos os municípios do país. Este será o primeiro edital a ser publicado pelo órgão, com mais de 204 mil vagas temporárias para as funções.

Em ambos os cargos, a duração dos contratos poderá ser prorrogada com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2021 e na disponibilidade de recursos orçamentários. No Censo, são visitados todos os domicílios do país. Os recenseadores, que contam com mais de 180 mil vagas, coletam informações através de uma entrevista direta.

A banca responsável pelas provas provavelmente será a Cebraspe, que já tinha sido escolhida no ano passado e foi suspensa por conta da pandemia. Considerada a mais temida pelos concurseiros, ela tem um estilo de prova diferente das demais bancas, como explica o coordenador de carreiras administrativas do AlfaCon Concursos, Vinicius Rodrigues.

“Diferentemente das outras bancas, a Cebraspe costuma fazer suas provas no modelo ‘certo ou errado’. Além disso, os temas de redação, por sua vez, podem ser técnicos, com assuntos sobre o cargo/área do concurso, ou de atualidades, parecido com os vestibulares”.

Para conseguir se preparar bem, a principal dica do coordenador AlfaCon é fazer muitas provas anteriores para saber como a banca pode cobrar as questões. Segundo ele, as “ideias se repetem bastante”. Rodrigues ainda orienta o candidato a ficar atento com as pegadinhas que podem aparecer nos enunciados, além de tomar cuidado com o “chute” nas questões que tem dúvidas.

Mais vagas ainda por vir

Além do concurso para o Censo Demográfico 2021, o IBGE também tem mais duas seleções previstas, com 6.500 vagas temporárias. Nesse caso, os aprovados realizarão as pesquisas feitas comumente pelo IBGE.

Ao que tudo indica, serão publicados dois editais, sendo um nacional e outro regional, com foco no Rio de Janeiro.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.

Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.