ÔNIBUS LILÁS: Unidade móvel atende mulheres em União da Vitória

Com prestação de serviços, de ações de beleza e saúde, veículo estacionou no centro da cidade e no bairro Rio D’Areia. Nesta terça-feira, ônibus estará em São Cristóvão

·
Atualizado há 5 anos

(Fotos: Assessoria).
(Fotos: Assessoria).

As unidades móveis de atendimento itinerante à mulher em situação de violência e vulnerabilidade, mais conhecidas como Ônibus Lilás, visitam os municípios de todo o Paraná. O veículo leva serviços de orientação, acolhimento e prevenção da violência contra a mulher às localidades mais distantes, como assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas.

O programa é desenvolvido pela Diretoria dos Direitos da Mulher da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho e oferece orientação sobre violência doméstica e familiar, direitos da mulher, orientação psicológica, orientação jurídica e assistência social para mulheres.

São veículos preparados com espaço destinado ao atendimento individual e sigiloso, de modo a garantir a privacidade das mulheres, além de possuir espaço voltado para palestras de sensibilização e informação sobre a violência e os direitos das mulheres.

E tudo isso, desembarcou nesta segunda-feira, 1º, em União da Vitória, em uma mobilização da prefeitura e do Legislativo, capitaneada pela vereadora, Alandra Roveda (PR).

“Represento as mulheres da cidade e consegui no Governo de Estado, a vinda do ônibus Lilás. É uma parceria também com o Cejusc. Conseguimos fazer uma linda festa na cidade”, comemorou diante do ônibus estacionado, na Praça Alvir Riesemberg. “As mulheres precisam se empoderar de seus direitos. Esse ônibus é para que as informações venham, fiquem mais próximas. Ser mulher não é fácil. Ela é a base da família. Tem os filhos, trabalha fora de casa, leva as crianças na escola, cuida do marido. Por isso, os direitos precisam ser esclarecidos”, completou o prefeito Santin Roveda.

Nesta terça, o Ônibus Lilás estará em dois pontos: de manhã, em frente ao Posto de Saúde do bairro Sagrada Família e depois do almoço, próximo à Escola Maridalva Palamar, no São Braz.