Richa autoriza ampliação e construção de presídios no Paraná

União da Vitória aguarda construção de minipresídio regional

·
Atualizado há 11 anos

Enquanto o governador Beto Richa assina o contrato de repasse de R$ 117 milhões da Caixa Econômica Federal para construção e ampliação de unidades prisionais, em parceria com o Ministério da Justiça, União da Vitória apressa trâmite de entrega da escritura do terreno destinado à construção do Minipresídio Regional do município.

De acordo com a assessoria de imprensa do Palácio Iguaçu, serão oito ampliações e seis unidades novas, criando 6.350 novas vagas no sistema penitenciário paranaense, administrado pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná. Pelo contrato, até 2014, o governo do Estado pretende construir 14 unidades prisionais.
As novas unidades serão erguidas em Apucarana, Campo Mourão, Foz do Iguaçu e Guaíra, com 544 vagas cada; em Londrina, com 576 vagas femininas e em Piraquara, com 516 vagas para presos de 18 a 25 anos. Em Piraquara serão ampliadas três unidades, duas masculinas e uma feminina, com 501 vagas cada; as unidades de Maringá, Ponta Grossa e Cascavel serão ampliadas em 334 vagas cada; e a de Foz do Iguaçu terá 381 novas vagas e a de Londrina terá 196 novas vagas.

Minipresídio local
O secretário de Planejamento de União da Vitória, Jamar Clivatti, entrou em contato com a assessoria do Deputado Rossoni para apurar a situação do trâmite para a implantação do Minipresídio na região do Posto Cacique. De acordo com as informações do secretário, a documentação do terreno a ser doado para o Estado está pronta e protocolada na Secretaria de Justiça do Paraná. A assessoria jurídica da prefeitura está enviando os protocolos de entrega para o Presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni, para acelerar o trâmite junto ao governo do Estado. Rossoni prometeu empenho político na questão.