VARA DO TRABALHO: Acordo de cooperação técnica agiliza processo de audiências

Juízes e partes envolvidas poderão ser atendidos na Vara do Trabalho de União da Vitória

·
Atualizado há 5 anos

Autoridades durante a assinatura do acordo (Fotos: Assessoria).
Autoridades durante a assinatura do acordo (Fotos: Assessoria).

Um Acordo de Cooperação Técnica envolvendo os Tribunais Regionais do Trabalho do Paraná e de Santa Catarina, foi assinado nesta terça-feira, 9, na Vara do Trabalho de União da Vitória. As presidentes dos tribunais, desembargadoras Marlene T. Fuverki Suguimatsu (TRT-PR), e Mari Eleda (TRT-SC) participaram da solenidade.

Com o acordo, os juízes de Santa Catarina poderão realizar as audiências na estrutura da Vara do Trabalho de União da Vitória. A ação irá promover economia de tempo e recursos, além de facilitar o deslocamento dos advogados e dos envolvidos nas audiências.

O acordo vai beneficiar juízes e envolvidos dos municípios de Porto União, Matos Costa e Irineópolis, que com isso vão evitar o deslocamento para as Varas do Trabalho de Caçador e Canoinhas.

Segundo a desembargadora do TRT-PR, Marlene T. Fuverki Suguimatsu, o projeto vinha sendo discutindo desde o ano passado, com desfecho em 2019. “Iniciamos em 2018 as tratativas para acordo, a OAB procurou os Tribunais e solicitaram o estudo da viabilidade de uso dessas estruturas, e como havia outros casos onde as pessoas precisavam se deslocar de diversos municípios, foi determinante para esse acordo”, disse.

A desembargadora do TRT-SC, Mari Eleda, enfatizou que esse tipo de acordo vem sendo frequente em outras varas do Trabalho dos Estados. “É uma experiencia que está sendo adotada, a Vara do Trabalho de Mafra vem recebendo juízes e partes envolvidas do Paraná para realizarem suas audiências, e o resultado vem sendo bastante positivo. Hoje estamos encurtando distâncias”, afirmou.

Nesse acordo, juízes e envolvidos das cidades de Campo do Tenente, Quitandinha, Piên e Rio Negro, se deslocam até a cidade de Mafra (SC) para suas audiências.

Desembargadoras Marlene T. Fuverki Suguimatsu, e Mari Eleda
Desembargadoras Marlene T. Fuverki Suguimatsu, e Mari Eleda
Presenças

Advogados do Vale do Iguaçu e os presidentes das subseções da Ordem dos Advogados (OAB) de União da Vitória, Omar Cador Eddine, e de Porto União, Daniele Masnik, e a presidente em exercício da OAB/PR, Marilena Indira Winter, prestigiaram a confirmação do acordo.