Associação de Porto União promove abraço simbólico pelo autismo

·
Atualizado há 1 mês

Nesta terça-feira, 2 de abril, em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, a Associação de Famílias e Amigos dos Autistas de Porto União realizou um abraço simbólico em apoio à causa. O evento ocorreu na Praça Hercílio Luz, popularmente conhecida como praça do Chafariz.

O abraço simbólico representa o apoio e solidariedade à comunidade autista, visando aumentar a conscientização e promover a inclusão. Este gesto significativo ocorreu em um momento importante, visto que todo o mês de abril é dedicado à causa do autismo.

A iniciativa da Associação de Famílias e Amigos dos Autistas de Porto União demonstra o comprometimento e a importância de sensibilizar a sociedade sobre as necessidades e desafios enfrentados pelas pessoas com autismo, reforçando a importância da inclusão e do respeito à diversidade.

Hoje a Associação é composta por aproximadamente 70 famílias.

A praça também recebeu decoração especial

O QUE É AUTISMO?

Autismo, ou Transtorno do Espectro Autista, é o nome dado a um conjunto de transtornos do desenvolvimento da comunicação e interação social, que pode comprometer a forma como a pessoa interage, fala, compreende e aprende.

Pode ser considerado mais como um sintoma, ou seja, uma diferença perceptível, do que como um diagnóstico final – que seria a causa do autismo.

Como o nome autismo se refere a muitas causas diferentes, as pessoas com autismo podem apresentar grande variação nos problemas que as afetam – algumas nunca conseguem falar nem mesmo palavras simples, outras podem adquirir a fala no tempo adequado, porém com dificuldade no uso da linguagem para interação social.

Além disso, muitas pessoas apresentam comorbidades – que significa ter outros problemas de saúde ou desenvolvimento ao mesmo tempo que o autismo.

COMO IDENTIFICAR OS SINAIS DE AUTISMO EM BEBÊS E CRIANÇAS?

É muito difícil a identificação de sinais de autismo em bebês. Nos primeiros meses de vida, a linguagem e socialização do lactente é muito restrita. É mais fácil identificar sinais das comorbidades – a hipotonia, o atraso motor, convulsões, outros problemas de saúde.

Alguns sinais precoces da comunicação podem ser percebidos, como:

  • Não atender quando é chamado pelo nome, de forma persistente;
  • Não conseguir demonstrar com as reações quando está feliz, triste ou zangado;
  • Não manter o contato ocular;
  • Não buscar comunicar ou mostrar aos pais aquilo que o interessa;
  • Não conseguir dar tchau com a mão;
  • Entre outros sinais.

Geralmente, a partir do segundo ano de vida, é mais fácil perceber sinais de que a evolução social da criança não está adequada, sendo esperado que boa parte das crianças possa ser diagnosticada entre 18 e 24 meses.

Algumas crianças apresentam um período continuado de desenvolvimento adequado, no qual não é possível o diagnóstico e, após algum tempo, apresentam uma regressão do desenvolvimento e perda de habilidade, iniciando o quadro do autismo. Nesses casos, o diagnóstico pode ser mais tardio.

Alguns sinais de comportamentos restritivos:

  • Movimentos repetitivos, incluindo as estereotipias;
  • Repetição das mesmas palavras;
  • Uso inadequado e repetitivo dos brinquedos;
  • Reações inadequadas a sons, cheiros, sabores ou texturas.

Vale lembrar que nenhum sinal sozinho deve ser utilizado para diagnosticar o autismo. Eles servem como sinais de alerta. Quando ocorrem, o ideal é que a criança seja consultada por especialista, incluindo neuropediatra terapeutas, para uma avaliação formal.