Bituruna, sedia o 1º Encontro de Sucos e Vinhos nesta quarta, 20 e quinta, 21

·
Atualizado há 2 meses

Bituruna, cidade reconhecida como a “Capital Estadual do Vinho” desde 2020, se prepara para sediar o tão esperado I Encontro de Sucos e Vinhos do Paraná, nesta quarta, 20, e quinta 21 de março. O evento, organizado pela Associação dos Produtores de Vinho de Bituruna (Apruvibi), Sebrae/PR, Prefeitura de Bituruna, Governo do Paraná e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), será realizado no prestigiado Clube União Progresso.

Dirigido a produtores de uva, suco e vinho, assim como técnicos, pesquisadores e entusiastas do tema, o encontro oferecerá uma programação diversificada. Serão realizadas palestras sobre produtos de origem, viticultura no Paraná e no Brasil, processos de produção e regiões geográficas, políticas públicas, enoturismo, além de visitas técnicas às vinícolas locais.

As inscrições para o I Encontro de Sucos e Vinhos do Paraná, juntamente com a programação completa, estão disponíveis no site oficial do evento.

Desde 1935, Bituruna carrega consigo a tradição do cultivo de videiras, legado dos imigrantes italianos que, além das técnicas, trouxeram consigo a paixão pela vitivinicultura.

A consultora do Sebrae/PR, Alyne Chicocki, ressalta que o objetivo do evento é proporcionar acesso a novos conhecimentos e promover a troca de experiências entre os participantes, visando o aprimoramento da cadeia produtiva e, consequentemente, melhores resultados na área.

A presidente da Apruvibi, Michele Bertoletti Rosso, enfatiza a presença de profissionais renomados no evento, destacando que o encontro contará com palestrantes de diversas partes do país, reconhecidos na enologia e viticultura.

Além disso, os vinhos de Bituruna são reconhecidos com Indicação Geográfica na modalidade de Indicação de Procedência, garantindo a qualidade do produto. Atualmente, quatro vinhos casca dura possuem essa certificação, conferida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o que impulsiona as vendas e assegura aos consumidores a procedência e qualidade dos vinhos.

Com uma produção estimada em mais de 51 mil toneladas, a uva ocupa o quarto lugar entre as frutas cultivadas no Paraná, segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab). Iniciativas como o Programa de Revitalização da Viticultura Paranaense, lançado em 2019, têm impulsionado a produção de uvas e derivados no estado.

O evento conta ainda com a parceria de entidades como o Sistema Confea/Crea-PR/Mútua, Associação Maringaense dos Engenheiros Agrônomos (Amea), Sicredi e Sistema Faep, além do apoio da Associação dos Vitivinicultores do Paraná (Vinopar) e da Escola de Gestão do Paraná.