Agronegócio tem a maior participação no PIB dos últimos 13 anos

Setor cresce anualmente e necessita de profissionais capacitados

·
Atualizado há 6 anos

O agronegócio movimentou no País, em 2017, 23,5% do Produto Interno Bruto (PIB), foi a maior participação em 13 anos, conforme estimativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O setor também foi responsável pela maior geração de empregos e um dos maiores níveis de tecnologia no Brasil. Além disso, estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam que em 2019 o Brasil ficará com a primeira posição na produção de soja, com um volume aproximado de 116,9 milhões de toneladas.

Para manter este crescimento muitos produtores brasileiros estão se modernizando, aplicando a tecnologia em muitas lavouras e buscando se profissionalizar para conseguir fazer gestão do agronegócio.  A Unicesumar possui atualmente 3.406 alunos matriculados no curso de agronegócio presencial e EAD, em todo o Brasil, sendo considerado o segundo melhor curso do País na área, conforme a última avaliação do Enade.

Andrey Schmitt é gestor dos polos em Lages, Vacaria, União da Vitória, Videira, São Bento do Sul, Mafra, Curitibanos, Canoinhas e Caçador, explica na região o curso é muito procurado porque os profissionais da área buscam se aperfeiçoar cada vez mais. “As novas gerações, aos poucos, estão assumindo a liderança nos negócios de suas famílias. A tecnologia desempenha importante papel nesta evolução do agronegócio, tanto em termos de quantidade quanto de qualidade dos produtos. Portanto, o ideal é o profissional do agronegócio estudar para se manter atualizado, se antecipar frente às evoluções do mercado e melhorar seus resultados. É este o movimento que estamos observando no mercado brasileiro, ligado principalmente à agricultura familiar, responsável por mais de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros”,  conta.

O coordenador do curso, Silvio Silvestre, atribui este sucesso a um conjunto de fatores como bons professores e tutores, material didático alinhado com o que o mercado profissional exige de um profissional de agronegócio e a exigência do MEC em relação a este perfil de profissional. No curso de Agronegócio a distância da Unicesumar, o aluno é preparado para viabilizar soluções tecnológicas e competitivas para o desenvolvimento de negócios agropecuários, a partir do domínio dos processos de gestão em cadeias produtivas do setor.

Além disso, o tecnólogo em Agronegócio estará apto a prospectar novos mercados, fazer a análise de viabilidade econômica, identificar alternativas de captação de recursos, beneficiamento, logística e comercialização de produtos agroalimentares, dentre outras atribuições. “A Unicesumar forma profissionais versáteis que podem atuar em toda a cadeia produtiva do agronegócio, seja ela antes da porteira, indústrias ou cooperativas de insumos. Dentro da porteira, na propriedade rural, seja ela pecuária ou na agricultura, ou depois da porteira, nas indústrias de beneficiamento de matéria prima ou na distribuição, como empresas de logística”, afirma Silvio.

Para saber mais e se inscrever no curso de Agronegócio acesse https://cursos.ead.cesumar.br/graduacao/agronegocio-a-distancia/