Cohapar comemora Dia do Agricultor com atendimento de mais de 13 mil famílias

Programa de Moradias Rurais no Paraná atendeu mais de 13 mil famílias com moradias. Os investimentos são de R$354 milhões.

·
Atualizado há 8 anos

Entrega de casas rurais em Londrina
Entrega de casas rurais em Londrina

No dia 28 de julho, data em que é comemorado o Dia do Agricultor, a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) comemorou os números alcançados desde 2011, quando a política habitacional passou a ser uma prioridade de gestão. Em parceria com o Governo federal e Prefeituras, mais de 13 mil famílias de pequenos agricultores foram beneficiadas com uma casa nova, proporcionando uma vida digna ao homem do campo. Já foram construídas casas em 362 municípios paranaenses com investimentos de R$ 354 milhões.

A parceria entre os órgãos do próprio governo estadual faz com que o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) desenvolvido no Paraná seja destaque nacional. A Cohapar é a responsável pelos projetos técnicos e pelo acompanhamento das obras, enquanto a Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (SEAB) e a Emater auxiliam na coleta de documentação pessoal e seleção dos beneficiários. Esta parceria possibilita a continuidade e o incremento dos trabalhos de assistência técnica e extensão rurais desenvolvidos.

De acordo com o presidente da Cohapar, Abelardo Lupion, atender o homem do campo com moradias dignas é um reconhecimento por todo o trabalho que estas famílias prestam à sociedade. “É graças ao homem do campo que temos nossos alimentos, eles se sacrificam muito pelas pessoas que vivem nos grandes centros e o mínimo que precisam é de condições adequadas de moradia”, disse.

Lupion ainda complementou, “o empenho do governador Beto Richa é fundamental para o Paraná alcançar números tão expressivos, pois há muitos anos o homem do campo não tinha esta atenção que estamos dando agora. Somos exemplo para o Brasil de como cuidar dos pequenos agricultores”, finalizou Lupion.

As casas destinadas aos pequenos produtores têm 46 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. As moradias recebem subsídios dos governos estadual, federal e municipal e as famílias pagam apenas 4% do valor total, divididos em quatro parcelas anuais.