Dia de Campo apresenta novas tecnologias para o trabalho familiar

Evento é realizado pela Epagri, Embrapa e IFSC

·
Atualizado há 6 anos

Solenidade de abertura do Dia de Campo
Solenidade de abertura do Dia de Campo

Começou na manhã de terça-feira, 28, na sede da Embrapa e Epagri Canoinhas, a 2ª edição do Dia de Campo – Tecnologias para agricultura familiar. O evento está sendo realizado pela Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) Regional Canoinhas; Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária); e IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) Campus Canoinhas. As informações são da Assessoria de Imprensa.

O objetivo do Dia de Campo é repassar nos dois dias de evento, as principais tecnologias de ponta que estão sendo desenvolvidas essencialmente nas áreas de olericultura e fruticultura, com destaque na produção da região. Durante todo dia, serão diversas estações a disposição do público participante e interessado na busca de novos conhecimentos e tecnologias.

Gerente regional de Extensão e gerente interino da Estação Experimental da Epagri Canoinhas, Donato João Noernberg, destaca também que o uso de agrotóxicos serão tratados em palestras para todos os participantes, com técnicos da Epagri e Cidasc, que apresentarão o novo programa do Estado “E-origem”, desenvolvido pela Cidasc através do Departamento de Defesa Vegetal, e que é uma nova tecnologia, que permite saber a procedência dos alimentos produzidos em Santa Catarina. “Também está sendo abordada a questão da rastreabilidade dos produtos, porque hoje o consumidor, mais do que nunca, quer saber a origem do produto que ele está consumindo. Todos serão orientados também sobre os procedimentos para ter controle do uso desses agrotóxicos e como ele impacta no consumidor final”, destaca Donato. O evento termina hoje.

Participaram da abertura do gerente da Embrapa, Nelson Feldeberg; gerente regional de Extensão e gerente interino da Estação Experimental da Epagri Canoinhas, Donato João Noernberg; diretora de ensino do IFSC Campus Canoinhas, Andréa Hoepers; gerente de Administração da ADR Canoinhas, Joércio Mielke, no ato representando o secretário executivo regional Aloísio Francisco Salvatti; gerente regional da Epagri Mafra, Bernadete Grein; gerente regional da Cidasc Canoinhas, Miguel Cardoso; e do responsável pelo programa de olericultura da Epagri, Edson Correa.

Sobre o Dia de Campo

A agricultura familiar tem papel de destaque no cenário socioeconômico da região do Planalto Norte Catarinense. Apoiar com novas tecnologias é o caminho a ser trilhado para que o presente e futuro sejam cada vez melhores, com mais qualidade na alimentação das pessoas e da renda dos agricultores.

Nesse sentido a Epagri, Embrapa e IFSC focam o trabalho da 2ª edição do Dia de Campo nas áreas de olericultura e fruticultura, com destaque para o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH), cobertura de pomares, cultivares de hortaliças e frutas adaptadas a região, cultivo do morango suspenso, captação e uso da água da chuva, manejo e cobertura de solo, e monitoramento climático.