Epagri promove dia de campo no interior de Porto União

(Foto: Reprodução).
(Foto: Reprodução).

Na quinta-feira, 8, a Epagri realizou na comunidade do km 13, em Porto União, um dia de campo sobre cultivo protegido de uva orgânica. A ação teve como objetivo apresentar aos agricultores esse modelo de produção de uva, cultivares para mesa e suco, bem como novidades com relação a rastreabilidade em Santa Catarina.

Mais de 40 pessoas participaram entre agricultores, técnicos e lideranças de diversos municípios. O evento foi realizado em parceria com Cidasc, Embrapa, Associação de Produtores Ecológicos de Porto União – Afruta e Cooperativa Comsol. A primeira estação do dia foi sobre as novas normas de rastreabilidade de frutas e hortaliças para o estado de Santa Catarina e o sistema e-Origem, onde os engenheiros agrônomos da Cidasc apresentaram o novo sistema, como deve ser feito o cadastro das áreas produtivas de frutas e hortaliças, o uso do caderno de campo, e o uso de etiquetas e códigos para a venda dos produtos.

A segunda estação foi um caminhar no parreiral coberto onde foram mostradas as cultivares de uva que estão sendo produzidas no sistema, discussão sobre o comportamento no cultivo protegido, saúde de plantas, produção e finalidade de cada cultivar.

Na última estação do dia, o extensionista rural da Epagri de Porto União, o engenheiro agrônomo Guilherme Gonçalves, expôs os dados técnicos e econômicos que vem sendo coletados na área desde 2014, para dar uma visão aos presentes das perspectivas e desafios desse tipo de cultivo de uva, que embora de investimento maior, há maior segurança na produção e melhor preço de venda da uva.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta