SISU – Onde está o dinheiro???

·
Atualizado há 7 anos

VanderleiXUnespar
Valderlei Garcias Sanches, Diretor de Campus – UNESPAR – União da Vitória

Estamos acostumando a ouvir que está faltando dinheiro para a educação, seja no âmbito estadual ou no federal. Semana passada, O Programa Federal Ciência Sem Fronteiras, que proporcionou a aproximadamente cem mil estudantes a oportunidade de estudar fora do país, encerrou suas atividades. O dinheiro para a Olimpíada de Matemática foi reduzido sem considerar a importância dessa iniciativa. A justificativa é sempre a mesma, há muitos anos: falta de dinheiro.

Vejam o caso do Sistema de Seleção Unificada, SISU, programa criado pelo Governo Federal, que favorece a entrada de estudantes das escolas públicas na Universidade. Um excelente programa, por sinal, no qual o estudante, por meio do Enem, ingressa na Instituição de Ensino Superior de sua escolha. O acordo firmado previa que o Governo Federal, através das Universidades parceiras,  apoiaria iniciativas de ingresso e permanência  na Instituição até a conclusão do curso escolhido, evitando-se assim a evasão causada pelas dificuldades financeiras enfrentadas pelos alunos, geralmente  de outras cidades.

A Unespar, Universidade Estadual do Paraná, antiga FAFIUV, como tantas outras universidades, aderiu ao programa. Passou a atender os ingressantes pelo SISU com a garantia dos benefícios previstos em tal programa. A UNESPAR, portanto, desde o ano de 2015, tem disponibilizado 50% de suas vagas para ingresso nessa modalidade, já há três anos participando do programa. No acordo, os recursos previstos seriam disponibilizados anualmente pelo Governo Federal, e não poderiam ser utilizados para outras finalidades, a não ser para atender a demanda dos estudantes ingressantes: auxílio moradia, alimentação e transporte. Cientes de seus direitos, os estudantes, muitos oriundos de outras cidades e de outros estados, chegam à Unespar, campus de União da Vitória, contando com tais benefícios para sua permanência na Universidade, no que estão corretos.

Porém, a realidade que encontram é totalmente diferente. Não dispomos de condições para atender essas necessidades. E o motivo? Onde está o dinheiro? O Governo Federal ainda não repassou verba alguma referente ao SISU, desde o ano de ingresso da Unespar no programa, ou seja, desde 2015. Assim, somente uma das partes está cumprindo o acordo, a Unespar. Todos os anos, fornecemos as vagas, recebemos os alunos, mas não recebemos os recursos para o atendimento aos mesmos. Sem o dinheiro, não conseguimos dar apoio aos estudantes, que voltam para suas cidades de origem. A falta dos recursos está sendo a maior responsável pela evasão dos alunos que ingressam pelo SISU.

A UNESPAR, uma universidade recém-criada e que não dispõe de recursos para esses fins, já atravessa enormes dificuldades em virtude dos cortes efetuados pelo Governo do Estado em seu orçamento. Fica difícil ver cerca de 649 estudantes, muitos oriundos dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Bahia, entre outros, com o desejo de frequentar um curso de nível superior, esperando que os governantes cumpram com seus programas e, quando chegam em um lugar desconhecido, deixando seus lares, deparam-se com uma realidade totalmente inversa à que esperavam. E assim continuamos; até quando, não sabemos. Um ótimo programa, mas que não é cumprido pelo seu criador e mantenedor. Dessa forma, você que pensa e fala que todo o valor pago em impostos (que não é pouco) é um desperdício, precisa acompanhar as mudanças que os alunos que vieram do Sistema de Seleção Unificada, o SISU, causam no campus de União da Vitória e para a comunidade em geral. Para isso, no entanto, precisamos dos recursos do Governo Federal em relação aos repasses, como contrapartida às vagas disponibilizadas. Resta-nos, então, perguntar: SISU, onde está o dinheiro?

Valderlei Garcias Sanches

Diretor de Campus – UNESPAR – União da Vitória