Chuva e raios: antigos costumes para evitar descargas elétricas

Um exemplo é não falar ao telefone

·
Atualizado há 7 anos

A moradora de União da Vitória, Wannessa Rosa Santos, não esquece os conselhos da mãe Lonira Kasteler. A mãe diz para não falar ao telefone em dias de chuva forte. Segundo a dona Lonira, tal atitude pode evitar descargas elétricas ao usuário do aparelho. Wannessa admite que a mãe não permite também falar ao celular, bem como ficar em frente do espelho. Tomar banho em meio a raios e trovoadas nem pensar!

Falamos isso porque segundo o Simepar a tendência é de que o verão este ano apresente pancadas de chuvas durante o período, seguida de raios e trovões.

Estudos
Um estudo do grupo de eletricidade atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) revelou que nos últimos dez anos a incidência de raios cresceu de forma significativa e o País lidera o ranking. O Brasil é o país onde mais caem raios no mundo. Amazonas é o estado que mais recebe as descargas, 11 milhões por ano. A cidade de São Paulo registra o maior número de mortes por raios.

Cobrir espelhos

Segundo o Instituto, cobrir espelhos quando começa a trovejar é um mito que teve origem no império, mas sem fundamento. No império, os espelhos eram grandes, os raios refletiam e tinha-se a impressão que estavam vindo do espelho.

Foto: Reprodução