Média histórica de mínimas fica na casa dos 18° para a região

·
Atualizado há 7 anos

TemporalX2
Temporais são bastante comuns para a época e na terrinha, ocorrem com frequência

Um Verão atípico para a estação, com temperaturas mais amenas, tem marcado janeiro em todo o País. No Vale do Iguaçu, não é diferente: chove quase todos os dias – chuva pesada ou pancadas – e a temperatura tem ficado, na maioria do tempo, bem mais baixa que o normal. Nesta semana, o termômetro do anel central de Porto União, registrou 26º (foi na quarta, 1º).

Temporais fortes caíram na terrinha. Em minutos, as ruas ficam cheias de água, dificultando o trânsito. Em alguns bairros, já houve registro de danos maiores, embora as prefeituras estejam focadas em consertar o sistema de esgotamento.

Para a equipe de meteorologia do Simepar, as condições do tempo estão dentro das previsões para a estação neste ano. “O que temos nesta época é a temperatura mais quente, mas o ingresso de uma massa de ar mais seco não é incomum no Paraná, especialmente nos locais mais altos, como é o caso de União da Vitória”, explica o meteorologista, Samuel Braun. “Não chega a fazer frio extremo, não temos nada exorbitante, mas a temperatura diminui”, completa.

Mas, que janeiro esteve com um jeito de junho, esteve mesmo. O Simepar confirma novamente que o primeiro mês de 2017 registrou temperaturas muito próximas da média histórica, que é de 18º. Contudo, o Vale do Iguaçu já teve janeiros mais gelados: em 2009, os termômetros bateram perto da casa dos dez graus. Embora isso não esteja acontecendo agora, os efeitos para que ocorram de novo, é marca quase constante na terrinha. “O sol não consegue passar as nuvens, dificultando a entrada de calor”, ressalta Braun.

Como fica o final de semana

A semana que começou com muitas alterações nas condições do tempo termina com tempo nublado e chuva. O ingresso de ar quente e úmido desde o Norte do País segue proporcionando a formação de nebulosidade sobre a maioria das regiões e o tempo se mantém abafado em grande parte do dia. Principalmente a partir das tardes, são esperadas pancadas de chuva e trovoadas. Não se descarta o risco de temporal.

SÁBADO E DOMINGO

Parcialmente nublado, com chuvas e trovoadas. A temperatura máxima fica na casa dos 26º e a mínima, 16º.