TEMPO: De grau em grau, temperatura vai subindo

Mas, até alcançar níveis tranquilos, profissionais mais expostos sofrem com o frio. Nas empresas de tele entrega, foi preciso mudar o jeito de trabalhar

·
Atualizado há 8 anos

TempoX1
Céu vermelho no entardecer anuncia um novo dia de mais frio e nada de chuva

A previsão do tempo para o final de semana e para o início da próxima indica uma elevação lenta, porém constante, da temperatura. É grau por grau, o que deve deixar os dias menos gelados a partir, especialmente, de segunda-feira, 25. Para hoje, contudo, a mínima marca os quatro graus, uma “geladeira” para quem trabalha no tempo, exposto às condições e suas variações.

Contudo, se sofrem as meninas da cobrança do estacionamento, os atendentes de postos de gasolina e de saúde, os garis, tem muito mais dificuldade os motoboys. Em cima da moto, enfrentam o vento, chuva, garoa, neblina. No inverno as entregas aumentam muito mais, já que ninguém quer deixar a cama e sofá quentinhos para buscar aquela pizza saborosa ou o medicamento do neném.

E é justamente essa dificuldade de deixar o conforto o que exigiu mudanças na forma de trabalho da equipe da Elite. Conforme o proprietário, Everton Jukoski, cinco novos motoboys foram contratos para garantir a entrega rápida. Hoje, 20 meninos garantem o pedido na porta de casa em minutos. “As pessoas demoram muito mais para sair de casa, para receber o que pediram. Entregas que levavam 15 minutos, acabam acontecendo em 25”, conta. As contrações garantem o retorno ao perfil da empresa: a entrega rápida. “Mas não é um trabalho fácil mesmo. A visibilidade diminui, as motos dão mais problemas”, enumera Jukoski.

TempoX2
Na região, temperaturas acima dos cinco graus são mais comuns

Endossa essa lista também a saúde dos trabalhadores. Febre, dor de garganta e gripe são bastante comuns nesta época do ano entre eles. “Nos agasalhamos bastante, usamos protetor de guidão e luva”, conta o motoboy Dougas, de anos 22. Quando conversou com a reportagem de O Comércio, ele usava quatro blusas e três calças.

Vale lembrar que o trabalho dos entregadores é 24 horas e na madrugada, solicitado muito mais.

Como fica o tempo

Conforme os sites Simepar e Ciram/Epagri, mais focados na região, o final de semana ainda é gelado, com mínimas bem baixas e máximas longe de altas. O efeito, segundo os meteorologistas, é fruto da massa de ar seco e frio que se desloca sobre o Sul, onde está o Vale do Iguaçu. O frio será mais comum de manhã: à tarde, uma esquentadinha, de leve, é esperada. Em Santa Catarina, teve temperatura negativa ontem. Em Bom Jardim da Serra fez 5,1 e Urupema, 5,6, ambos negativos.