Departamento de Planejamento apresenta projetos para Comissão do Centenário

·
Atualizado há 7 anos

IMG_6407Na tarde desta segunda-feira, 13, o Departamento de Planejamento comandado pelo engenheiro civil, Ivo Werle Junior e o arquiteto Roberto Gugelmin, apresentou os projetos das obras que serão realizadas como marco do centenário de Porto União para o Comitê Organizador Central das comemorações.

O primeiro projeto apresentado foi o Parque do Centenário, que será estilizado na forma de um parque ambiental e ficará localizado na Rua Professor Weinand, no Bairro Santa Rosa, (antiga Cerâmica Passos). A estrutura esportiva contará com duas quadras de vôlei, uma quadra de futebol de areia, academia ao ar livre, espaço para jogos de tabuleiro e pista de caminhada. Vale lembrar que o parque contará com vários elementos que contam a história do município e um local apropriado para realização de apresentações artísticas, teatrais e eventos em geral.

O segundo projeto apresentado foi a Praça do Centenário, que ficará localizada na Rua Expedicionário Edmundo Arrabar, próximo da Área Industrial e também entrada da cidade. A estrutura da praça terá formato triangular com um obelisco de 15 metros na parte central e painéis de 3m de altura por 7m de comprimento, que contarão a história do município em quatro faces. A obra terá estacionamento para carros e uma rua de mão única para parada de ônibus, onde as pessoas poderão tirar fotos, apreciar o monumento e toda a história do município.

O terceiro e último projeto apresentado foi o Monumento do Centenário, que depois de muita discussão entre os integrantes do Comitê Organizador Central ficará localizado na Praça Hercílio Luz. Duas propostas foram apresentadas na reunião, uma delas, colocava o monumento juntamente à Rua Sete de Setembro, onde teria que ser realizado um contorno ao monumento para acessar a Rua Siqueira Campos, e na outra proposta, realizar a obra na Praça Hercílio Luz, que se ampliaria a área de apreciação e segurança dos turistas. O monumento terá 9,5m de altura e valorizará a arquitetura característica do município.