Parceira viabiliza curso sobre Patrimônio Histórico e Arqueológico

·
Atualizado há 8 anos

reuniXXocursoXX2X
(Foto: Assessoria).

A Fundação Aroeira, entidade ligada a Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás, está desenvolvendo um trabalho para a Companhia Paranaense de Energia (Copel). Trata-se do ‘Projeto de Educação Patrimonial Subestações e Linhas de Transmissão Elétrica de 138 KV – Conhecendo o Patrimônio Arqueológico Potencializando Saberes, Preservando Patrimônios’.

No levantamento realizado pelos técnicos da Fundação Aroeira, foram encontrados dois sítios arqueológicos na região de União da Vitória. Os sítios arqueológicos são locais nos quais os homens que viveram antes do início da atual civilização deixaram algum vestígio de suas atividades. Em geral, os objetos encontrados são fragmentos de cerâmica, ferramentas feitas de pedra, instrumentos para caça e pesca e restos de habitações.

No Brasil, a proteção do patrimônio arqueológico é garantida por lei. Isso significa que é proibido o aproveitamento econômico para qualquer fim dos sítios arqueológicos. A sua destruição é considerada crime contra o Patrimônio Nacional.

E, nesse contexto, a Fundação Aroeira, em parceria com a Secretaria de Cultura de União da Vitória trabalha para viabilizar um curso sobre Patrimônio Histórico e Arqueológico. A capacitação será gratuita e certificada pela PUC de Goiás.

As questões relacionadas ao curso foram discutidas na semana passada pelo secretário de Cultura de União da Vitória, Antônio Oscar Nhoatto e a geógrafa e educadora da Fundação Aroeira, Sabrina Pesso.

O vice-prefeito, Jair Brugnago também participou da reunião e destacou a importância dessa parceria. “Junto com o prefeito, Pedro Ivo (Ilkiv) temos buscado o apoio de diversas entidades para que possamos trazer mais iniciativas como esta para o município”, disse.