DIA DOS NAMORADOS: Motéis esperam maior movimento na data

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Atualizado há 7 anos

diadosnamorados-moteis-economiaXX3XA semana deve começar apimentada, pelo menos, entre os casais. É que na segunda-feira, 12, o Dia dos Namorados é comemorado e a festa fica por conta da rede de motéis que, no País e também no Vale do Iguaçu, esperam lucrar com a data. O otimismo é tanto que a data é comparada com a o Natal do comércio em geral. A data esquenta os ambientes e o faturamento do setor.

“O Dia dos Namorados traz bastante movimento. Tem pessoas que até aguardam no pátio a limpeza dos quartos para poder usar”, conta a sócia-proprietária de um Motel de União da Vitória, Jéssica Guero. Conforme ela, na segunda, o limite para uso dos ambientes é de duas horas. “Cobramos uma taxa de R$ 10 por hora ultrapassada”, lembra. E para atrair ainda mais, o motel fez uma parceria com um restaurante local que na segunda oferece jantar para os apaixonados. “Quem janta ali concorre a uma suíte conosco”, sorri. Quem tem vontade de visitar o endereço, se agende: na segunda, o horário de pico fica entre às 19 e 20h30.

Em outro motel, também em União, a expectativa de um grande público para o final de semana e também para o dia 12. Por isso, as reservas são limitadas, já que a direção espera lotação total dos 14 quartos. “Já temos reservas, mas mais para o final da semana”, explica uma funcionária do estabelecimento.

Se a data promete aquecer a rede de motéis, também deve impactar outros setores. No Vale, conforme o empresário Silvio Iwanko, do Conselho Fiscal da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a data pode incrementar até mesmo a venda de móveis. “Isso é para o caso dos eternos namorados, casais que estão há muito tempo juntos e que aproveitam a data para renovar a sala, o quarto, a cozinha”, explica. Para quem está em namoro novo, o segmento das lembrancinhas, dos ursinhos de pelúcia, das flores e dos chocolates, também se aquece. “As vendas, por mais que se tenha a crise, devem crescer em até 10% acima do ano passado”, avalia Iwanko.

Os restaurantes também estão com promoções especiais para o final de semana e para o dia 12, dia oficial da comemoração. Neste ano, até as confeiteiras apostam na data. Algumas escolheram a rede social para compartilhar promoções de sorteios de bolos, doces e outras iguarias trabalhadas no tema love. Empresas que trabalham com souvernirs, como canecas, camisetas, adesivos, também investem divulgando a chance de mostrar ao outro o amor que tanto tem. E assim, o amor vai vivendo.

Fecomércio sonda intenções

Sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio/PR) mostra que 54,6% dos paranaenses pretendem presentear no Dia dos Namorados. Já quem não vai, justifica: estar solteiro (46%), falta de condições financeiras (21%) ou ambos os motivos (6%). Os setores do comércio que devem ser favorecidos pela data mais romântica do ano devem ser os de vestuário e calçados. Esses itens são a principal escolha de presente, tanto de quem vai presentear (32,5%) quanto de quem gostaria de receber (31,6%).

Os artigos de perfumaria também podem esperar alta nas vendas de junho, pois conforme os dados da sondagem, são a segunda opção para presentear (24,3%) e para ser presenteado (18,6%). Boa parte dos casais disse ainda que, além dos presentes, deve comemorar a data com um jantar especial (10,7%). Eletrônicos, viagens, acessórios e flores também estão na lista de presentes.

Em Santa Catarina, dados da Federação mostram ainda que o investimento em presentes deverá girar em torno dos R$ 175, gasto 2,6% maior do que o levantado pela mesma pesquisa em 2016, quando os consumidores afirmaram que gastariam R$ 170,60.