Uniguaçu e Sebrae/PR planejam a estruturação do Centro de Empreendedorismo

·
Atualizado há 8 anos

Uniguacu-Sebrae_reuniao-ago2016O projeto de Educação Empreendedora foi tema de encontro entre consultores do Sebrae/PR e diretores e professores das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu (Uniguaçu). A reunião aconteceu no dia 10 de agosto, na Uniguaçu, e teve na pauta assuntos relacionados à análise do projeto e também das ações para sua implantação.

O professor Edson Aires da Silva, diretor superintendente das Coligadas UB (entidade da qual a Uniguaçu é integrante), relata que a instituição tem se destacado no quesito empregabilidade de seus formandos. “Mas ainda há um vazio na cultura, ou seja, na necessidade de termos profissionais com maiores ambições perante o mercado. Acreditamos que a Educação Empreendedora seja um diferencial na formação do profissional, possibilitando assim uma valorização da marca e do profissional”, pontua.

O diretor da Uniguaçu observa que a Educação Empreendedora já está institucionalizada no planejamento e é tratada como balizadora de todas as ações nos cursos.

“O projeto do Sebrae/PR deu origem e motivação para todas estas atividades, tem norteado as ações, subsidiando, acompanhando e dando condições para a realização do projeto. Acredito que projetos assim, e com este acompanhamento, é que podem fazer mudanças e melhorias na formação dos profissionais”, elogia o professor Edson Aires.

Análise e ações

O consultor do Sebrae/PR, Nézio José da Silva, gestor do projeto de Educação Empreendedora, relata que a reunião foi importante para analisar o papel da Uniguaçu no processo de desenvolvimento da região de União da Vitória. “O encontro com professores e diretores permitiu uma profunda reflexão sobre os caminhos a seguir. E também tratou da estruturação do Centro de Empreendedorismo e Inovação na Uniguaçu”, relata o consultor.

O professor Hilton Tonial, coordenador administrativo da Uniguaçu, e também responsável pela Empresa Júnior, salienta que há um grupo formado e planejamento estratégico definido, com metas e ações que envolverão toda a instituição, para a implantação do Centro de Empreendedorismo e Inovação.

O coordenador administrativo adianta que todos os cursos farão parte do projeto de Educação Empreendedora. “A princípio, os cursos de Administração, Nutrição, Farmácia, Educação Física e as Engenharias já têm em suas grades a disciplina de Empreendedorismo, bem como todos os cursos de pós-graduação. Mas todos contarão com a disciplina”.

O professor Tonial acrescenta ainda que o tema Empreendedorismo estará presente nos eventos dos cursos, nas semanas pedagógicas e treinamentos, entre outras atividades. “Em um ano, a disciplina de Empreendedorismo estará implantada nos 19 cursos. Em alguns deles, os projetos de conclusão buscarão o Empreendedorismo como principal tema”.